Pesquisar
Close this search box.

Conheça as regras para limpeza e manutenção de ar-condicionado em escolas

Conheça as Regras Para Limpeza e Manutenção de Ar-Condicionado Em Escolas

Você conhece as regras de limpeza e manutenção de ar-condicionado em escolas? Esses locais, por receberem um fluxo alto de pessoas, exigem ainda mais a necessidade de um equipamento como esse, para manter o conforto e bem-estar de todos.

Porém, é preciso ter muita responsabilidade ao optar pela instalação do aparelho, se certificando de que os filtros, por exemplo, serão higienizados na frequência adequada, entre outros detalhes. Isso é importante não apenas para prolongar a vida útil do ar-condicionado, mas para preservar a saúde dos alunos.

Quer entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura e entenda quais são os requisitos necessários para manter um ar-condicionado neste estabelecimento!

Por que é importante uma boa ventilação na sala de aula?

Quando estamos em um ambiente em que o sistema de climatização não está de acordo com o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), as partículas que contaminam o ar, bem como o CO2, tendem a se acumularem no local.

A concentração de dióxido de carbono no ambiente faz com que haja um impacto negativo direto na saúde das pessoas que convivem ali, segundo estudos apresentados pelo Lawrence Berkeley National Laboratory.

Ao utilizar um ar-condicionado em uma escola, esse problema pode ser minimizado, desde que sua manutenção preventiva esteja dentro da periodicidade correta e o sistema esteja corretamente dimensionado.

Escolas climatizadas: existem regras de limpeza e manutenção de ar-condicionado para esses locais?

Existem alguns requisitos legais que os diretores e responsáveis devem se atentar ao uso deste equipamento em escolas. Eles envolvem, claro, regras de limpeza e manutenção de ar-condicionado.

Primeiro, é importante saber que, para utilizar o aparelho neste ambiente, é preciso seguir os dizeres da RE-09 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Portaria 3.523/98, observando periodicamente alguns componentes do equipamento que são classificados como “disseminadores de poluentes” — como é o caso dos filtros de ar e ventiladores, por exemplo.

Já o segundo ponto é a necessidade das instituições seguirem com o PMOC à risca, realizando a manutenção periódica do ar-condicionado e assumindo a responsabilidade de mantê-lo limpo, ou terceirizando o serviço para facilitar o processo e evitar erros. Aqui, alguns itens do equipamento merecem mais atenção, como a limpeza das bandejas e dos filtros.

Por que terceirizar o ar-condicionado em escolas?

Como você viu até então, o ar-condicionado em ambientes escolares está ligado diretamente à preservação da saúde das pessoas. Além disso, evitando doenças e contaminações, haverá um menor índice de faltas, o que ajudará a aumentar o desempenho dos alunos.

Por entender tamanha importância, uma boa alternativa para cumprir com as normas para a instalação do equipamento é optar pela terceirização dos serviços de refrigeração.

Assim, toda a preocupação com a troca de maquinário, limpeza e manutenção de ar-condicionado, entre outros pontos, será responsabilidade da empresa contratada. O que ajuda a economizar tempo, evitar erros e diminuir a complexidade da tarefa.

A Colortel está há mais de 45 anos oferecendo uma infraestrutura personalizada para a climatização de escolas, bem como em indústrias, comércios e hospitais.

Conheça todos os serviços de terceirização de refrigeração e eletrônicos oferecidos pela Colortel e veja qual deles se encaixa melhor na sua instituição!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!