Pesquisar
Close this search box.

Saiba como aplicar o PMOC para ar-condicionado em sua empresa

Como Aplicar o PMOC Para Ar Condicionado Em Sua Empresa

Se você é gestor de uma empresa de refrigeração e climatização, sabe da importância do PMOC para ar condicionado, certo? A sigla que significa Plano de Manutenção, Operação e Controle é um documento obrigatório e instituído pelo Ministério da Saúde, que reflete as exigências da Portaria MS nº3.523/98 — uma advertência oficial.

Porém, como é possível garantir que a documentação seja emitida e que a sua empresa esteja dentro das regras? Neste artigo, vamos explicar todos os pontos importantes sobre a emissão desse papel. Continue a leitura!

Como fazer o PMOC para ar condicionado da empresa?

A primeira e principal regra quanto ao PMOC para ar condicionado é que o equipamento não pode trazer nenhum tipo de risco à saúde dos funcionários. 

Com o seu maquinário não oferecendo qualquer tipo de dano aos ocupantes do ambiente em que ele é instalado, você pode dar entrada aos papéis e o responsável pelo PMOC pode dividir todo o processo em duas etapas: química e mecânica.

A etapa química que diz respeito à qualidade do ar, visita ao ambiente e coleta de amostras é para comprovar que o ambiente é propício para o trabalho realizado ali e a etapa mecânica é voltada à análise dos ativos e qualidade das máquinas.

Se a sua empresa cumprir todos esses passos com qualidade, os ambientes climatizados estarão prontos para inspeção de rotina e autorização de emissão do documento.

Quem assina o PMOC para ar condicionado?

Quanto à assinatura do PMOC para ar condicionado, fica estabelecido que os responsáveis técnicos pela execução e manutenção mecânica dos sistemas de climatização e refrigeração ficam a encargo dos profissionais de:

  • engenharia mecânica ou industriais;
  • técnico em refrigeração e climatização;
  • eletromecânica.

Quais os principais benefícios de ter o PMOC para ar condicionado?

Apesar de muitas empresas acharem que o PMOC serve apenas para cumprimento da legislação, essa documentação é muito mais útil do que se imagina. Entre as principais vantagens que a prática do plano de manutenção oferece, temos:

  • redução de custos de energia — a manutenção preventiva aumenta a eficiência do ar-condicionado e também é benéfica quanto à sua limpeza. O PMOC garante que os equipamentos passem a funcionar adequadamente, refletindo diretamente no custo da energia elétrica;
  • aumento na vida útil dos equipamentos — o PMOC evita que as máquinas parem de funcionar de um momento para o outro e isso pode se resumir a mantê-las novas por muito mais tempo;
  • melhora na qualidade do ar — com certeza, o benefício que muitas empresas esperam assim que o PMOC é realizado é a melhoria da qualidade do ar.  Com as limpezas realizadas, seguindo o cronograma, evita-se o acúmulo de poeira e a proliferação de fungos. Consequentemente, essa prática torna o ar local mais puro.

Viu como o PMOC só tem a agregar ao seu equipamento? Não deixe de conferir o que falta para que a sua empresa tenha um plano de manutenção bem definido e aumente a vida útil de seus equipamentos. 

Por meio da contratação de uma terceirizada, por exemplo, o PMOC já é uma realidade e a sua empresa não vai precisar se preocupar com este ponto, economizando dinheiro e otimizando seu tempo. Veja como a terceirização ajuda a reduzir custos para a sua empresa e porque você deve contar com uma empresa especialista para isso!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!