Pesquisar
Close this search box.

Ar-condicionado com defeito:4 problemas mais comuns!

Ar-condicionado com defeito: problemas mais comuns!

Ter um ambiente devidamente climatizado nos dias de hoje é essencial para proporcionar aos clientes do seu estabelecimento uma experiência agradável. Para alguns tipos de negócio, chega a ser indispensável, como hospitais, hotéis e supermercados. Porém, esse investimento pode ser muito custoso se a empresa não tomar alguns cuidados. Você sabe quais os motivos mais comuns de ar-condicionado com defeito?

Para que esse equipamento funcione de forma adequada e tenha uma vida útil longa, é necessário que a organização realize as rotinas de limpeza e as manutenções preventivas nos tempos recomendados pelo fabricante. Essa atenção é também importante para preservar a saúde respiratória dos presentes no ambiente.

É preciso ter consciência de que esses procedimentos demandam tempo e custos. Por isso, uma solução para muitos negócios é aderir a um serviço especializado de terceirização de equipamentos, que vai disponibilizar os aparelhos e se responsabilizar pelas devidas manutenções.

Quer entender melhor as dificuldades que você pode enfrentar ao não contar com uma empresa de terceirização? Continue a leitura e conheça alguns dos defeitos de ar-condicionado mais comuns!

Ar-condicionado com defeito – Como identificar? Veja 4 problemas possíveis

A falta de alguns cuidados pode deixar o ar-condicionado com defeito e trazer prejuízos para o seu negócio.

Imagine só que desconfortável aguardar atendimento em uma clínica médica em que o aparelho não está gelando logo no período mais quente do dia? Ou mesmo se hospedar em um hotel e descobrir na hora de dormir que o equipamento não está nem mesmo ligando?

Tudo isso pode comprometer de forma irreparável a experiência de um cliente.

Veja quais são os problemas mais comuns de ar-condicionado!

1. Ar-condicionado não liga

O ar-condicionado do seu estabelecimento não está ligando? Há muitas causas para esse problema. O não funcionamento deste equipamento pode ser desde um defeito no controle remoto até algum dano no compressor ou outra peça interna.

Nestes casos, é preciso recorrer a uma ajuda técnica especializada. Esse profissional precisará, então, investigar o motivo do não ligamento, checando além do controle, se a energia local e os disjuntores do aparelho estão funcionando da forma adequada.

Em um serviço de terceirização completo, além da disponibilização dos aparelhos, a empresa contratada fica responsável pela realização das manutenções do ar-condicionado e pela troca do equipamento em caso de quebra, o que traz mais segurança ao seu negócio e evita situações de desconforto com os clientes.

2. Ar-condicionado liga, mas não gela

ar-condicionado liga, mas não gela

O aparelho está ligando, mas não consegue gelar? Geralmente esse defeito de ar-condicionado é resultado do não cumprimento das rotinas de limpeza e manutenção.

Os filtros sujos, por exemplo, atrapalham o fluxo constante de ar, o que interfere no esfriamento do ambiente e também pode sobrecarregar o equipamento. Por isso, é tão importante realizar a higiene periódica dele, além de, claro, ser um fator indispensável para preservar a saúde das pessoas que compartilham o espaço em que ele está operando.

Esse problema ainda pode ser causado por vazamento do fluído refrigerante e por defeito em alguma peça interna, o que reforça também a necessidade da realização das manutenções corretivas e preventivas.

3. Ar-condicionado só está ventilando

Outra situação de dificuldade que você pode enfrentar ao não contar com um serviço especializado de terceirização de aparelhos eletrônicos e de refrigeração, é quando o ar-condicionado liga, mas só consegue ventilar, não funcionando da forma adequada.

Um primeiro motivo comum para esse problema é quando o aparelho é instalado em locais muito quentes, o que pode fazê-lo esquentar e sobrecarregá-lo. Isso fará com que ele não climatize o ambiente de forma eficiente, passando a impressão de que o ar-condicionado não está gelando e, sim, apenas ventilando.

Proteger esse equipamento da incidência excessiva de calor é fundamental para o seu bom funcionamento. Contar com um serviço especializado também ajuda a evitar esse erro, já que a empresa se certificará de que os aparelhos serão instalados nos locais adequados.

Também é comum que esse problema seja causado por vazamento do fluído refrigerante do aparelho. Afinal, é esse produto que absorve o calor presente no espaço e permite que o ar seja refrescado. Nesses casos, é possível que você também observe algum tipo de gotejamento, um forte sinal de ar-condicionado com defeito.

4. Ar-condicionado está expelindo odor ruim

Ar-condicionado expelindo odor ruim

Mau cheiro é outro sinal comum de ar-condicionado com defeito. O motivo mais frequente para esse desconforto é o acúmulo de sujeira em vista da falta de cumprimento das rotinas de limpeza do aparelho.

Recomenda-se fazer a higiene do filtro do ar-condicionado, ao menos, uma vez no mês. Porém, a depender do seu tipo de negócio, a frequência desse cuidado pode precisar ser maior. Além disso, o equipamento precisa passar de tempos em tempos por um processo de limpeza mais profundo, que só pode ser feito por um profissional técnico adequado.

Então, viu só como ter um ambiente climatizado na sua organização pode ser mais complicado do que parece? Para proporcionar um ambiente confortável a clientes e funcionários sem ter dor de cabeça com ar-condicionado com defeito, a melhor decisão é optar por um serviço de terceirização completo.

Continue no blog da Colortel e veja todas as vantagens de contar com um serviço de terceirização na sua empresa!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!