Pesquisar
Close this search box.

Manutenção corretiva – o que é e quando fazer?

Manutenção Corretiva – O Que É e Quando Fazer?

A manutenção corretiva é indispensável para fazer o equipamento voltar a funcionar e aumentar a sua vida útil por mais tempo.

No entanto, quando se trata de produtos que atendem altas demandas, como um ar-condicionado, por exemplo, essa manutenção é ainda mais essencial, pois, em caso de pane, a sua empresa pode ficar na mão ou ter até prejuízos em situações mais graves. 

Para te ajudar a entender melhor sobre o que é e como funciona a manutenção corretiva, continue lendo este artigo!

O que é manutenção corretiva?

Segundo a NBR-5462, prevista na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a manutenção corretiva serve para solucionar um problema que está acontecendo com equipamentos ou maquinários. Ou seja, é uma combinação de funções necessárias para fazer com que um produto volte a funcionar. 

Ela também está relacionada com a mantenabilidade e a confiabilidade do equipamento, pois possui a capacidade de manter ou recolocar um item em condições de executar suas funções, em casos de inconsistência ou falhas totais.

Qual a importância da manutenção corretiva?

Antes de saber a hora de realizar essa manutenção, é fundamental que você saiba qual a sua importância no meio empresarial e industrial. 

Imagine que um sistema de refrigeração industrial pare de funcionar e acabe impactando no desempenho dos maquinários. Isso traria muitos prejuízos para o empresário, pois diminuiria a sua capacidade de produção ou, até mesmo, fazer com que a empresa pare totalmente. 

Se não é isso que você quer para o seu negócio, é imprescindível a realização da manutenção dos itens que são indispensáveis para o bom funcionamento da sua empresa. 

Quando é a hora de fazer manutenção corretiva?

Existem alguns sinais que os equipamentos dão e que indicam qual o momento certo para realizar essa manutenção, contratando um serviço de terceirização para solucionar determinados problemas. São eles:

  • ruídos e vibrações desconhecidos;
  • diminuição da velocidade de produção ou execução;
  • panes inesperadas;
  • entre outros. 

 

Nesses casos, o ideal é agendar uma manutenção o mais rápido possível para evitar que o equipamento ou maquinário pare de funcionar totalmente, garantindo que a empresa não tenha perdas consideráveis de produtividade e faturamento. 

Porém, para você se prevenir ainda mais e ter total controle de que os seus equipamentos não vão parar de funcionar, a manutenção preventiva é ainda mais importante para o seu negócio. Leia o artigo para saber mais!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!