Diversas empresas têm buscado mitigar riscos relacionados à terceirização e gerar novos valores que possam ser convertidos em vantagens competitivas. Por isso, um número cada vez maior de organizações vêm buscando por novos modelos de relacionamento, pautados na colaboração, no alinhamento estratégico e em riscos compartilhados. Surge, então, uma nova abordagem com o potencial de gerar valor para ambas as empresas, o co-sourcing.
Mas como ele funciona? As empresas contratam uma equipe externa que atua como sua equipe interna e as duas partes trabalham cooperativamente e de forma conjunta. Dessa forma, em vez de abrir mão do controle sobre uma atividade, os profissionais envolvidos no co-sourcing gerenciam e trabalham ativamente com os terceirizados, compartilhando riscos, problemas e soluções que se apresentam durante todo o processo.
Esse relacionamento entre as duas empresas gera uma relação de longo prazo, permitindo que ambas obtenham maior valor e retenham menos risco. Sendo assim, seus interesses são focados no resultado da colaboração e não em concluir a tarefa para o cliente ou delegar uma tarefa específica.
Portanto, mesmo que os projetos sejam diferentes, o co-sourcing é baseado no pressuposto de que os interesses do negócio estão alinhados entre ambas as partes e que existe um nível substancial de integração operacional e gerencial.
Para muitas empresas, esses novos modelos de colaboração estão se tornando essenciais para cumprir as metas e expectativas do negócio, incluindo flexibilidade, economia de custos, inovação, crescimento, proteção da marca e acesso a novos mercados. Além disso, têm gerado também um alto grau de confiança, maior cooperação, compartilhamento de riscos e maior troca de conhecimento.
A verdade é que a terceirização ainda é temida por muitas empresas, tanto em relação à confiança na empresa contratada, como na questão de custos. O co-sourcing, neste caso, tem auxiliado as empresas a construir mais confiança neste processo, uma vez que as atividades são realizadas em conjunto e no dia-a-dia.
Sendo assim, sua empresa pode ter acesso às habilidades e experiências necessárias para exercer as atividades, mas com flexibilidade. Você não precisa contar com uma grande equipe própria, e sim com uma assistência adicional e especializada para eventuais problemas ou áreas que demandem mais foco e tempo. Além disso, não será necessário investir em tecnologia cara e novos recursos, pois a empresa terceirizada também fica responsável.
Por isso, o co-sourcing é uma abordagem que está começando a ser implementada pelas empresas e vem ganhando terreno.
A Colortel, há anos, baseia seus processos e atividades na colaboração e na confiança com os clientes. O nosso atendimento é personalizado e voltado para o que o cliente realmente necessita. Toda a solução é desenvolvida com base em um estudo sobre os desafios e problemas do nosso cliente, e ele participa ativamente de todo o processo. Além disso, nosso canal de comunicação fica aberto diariamente para que ele possa entrar em contato e para que possamos atualizá-los sobre o que há de novo no mercado.
No nosso último artigo, informamos que os próximos conteúdos do blog terão como foco explorar temas relacionados às mudanças no mercado de terceirização em 2020 e nos próximos anos. Portanto, fique atento aos nossos conteúdos e acompanhe todas as tendências!
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