Pesquisar
Close this search box.

Volta às aulas 2022: como construir um ambiente acolhedor

Com a pandemia, muitos alunos, pais, professores e gestores ficaram inseguros em como seria o retorno às aulas em 2022. Neste período, mudanças tiveram que ser feitas na rotina de milhões de crianças, jovens e adultos.

Apesar de agora as escolas já estarem se adaptando a este “novo normal”, é comum que pais e estudantes ainda se sintam inseguros no ambiente escolar. Como, então, garantir no “volta às aulas” maior conforto, segurança e acolhimento aos alunos?

Primeiro, saiba que uma escola acolhedora é aquela que possui um ambiente saudável e produtivo e que estimula constantemente a aprendizagem de seus estudantes.
Isso pode acontecer através de boas trocas e comunicação entre professores e alunos e no investimento na estrutura física do local, com ambientes arejados e decorados, áreas verdes e equipamentos atualizados e modernos.
Mas, além disso, hoje, instituições escolares também estão promovendo esse ambiente acolhedor e seguro com ações específicas para controlar a propagação do vírus, como o rodízio nas salas, distanciamento de cadeiras, uso de máscaras obrigatório, instalação de totens com álcool gel, orientação a alunos, professores e funcionários e na manutenção da qualidade do ar interno.

Esse último ponto, por sua vez, talvez tenha se tornado uma das ações mais importantes, no cenário em que vivemos atualmente. Afinal, um ar interno de qualidade garante o bem-estar e a saúde de todos que frequentam o local. E essa é uma das maiores preocupações nos dias de hoje.

Qualidade do ar interno é sinônimo de ambiente seguro

Um ar de má qualidade não só facilita a propagação de doenças e vírus, se tornando prejudicial à saúde, como também pode atrapalhar o rendimento de alunos e professores, uma vez que provoca irritação nas vias respiratórias, sonolência, falta de concentração e dispersão.
Na verdade, cada vez mais pesquisas têm confirmado a relação direta entre o conforto térmico nas escolas e o desempenho escolar. Essa teoria foi testada, por exemplo, em um estudo realizado em diferentes salas de aula de escolas do Reino Unido.
Os estudantes realizaram duas provas numéricas e duas linguísticas. Em ambas as disciplinas, os resultados foram melhores quando a temperatura das salas de aula foi reduzida de 25oC para 20oC.
Mas como tornar o ar interno um ar de qualidade? Com a manutenção e higienização em dia! Além dos inúmeros benefícios da manutenção na saúde e no bem-estar dos frequentadores das instituições, essa atividade também é lei!

PMOC é lei!

Segundo a determinação do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle – todos os edifícios públicos ou privados devem realizar periodicamente a manutenção dos seus sistemas de ar-condicionado, garantindo, assim, a qualidade de ar e as temperaturas adequadas dos ambientes.

Não negligencie o cuidado com os sistemas de refrigeração, e esteja sempre atento a renovação do ar, manutenção, filtragem e controle de temperatura.

Contrate uma empresa especializa para avaliar as condições e necessidades do seu ambiente. Saber a localização, o tamanho do local e as necessidades de cada instituição são fatores importantes para escolher e definir o melhor projeto de refrigeração, assim como o sistema de refrigeração que deve ser utilizado.

Nós, na Colortel, oferecemos um projeto especializado para a gestão do seu sistema de refrigeração. Com profissionais qualificados e competentes, proporcionamos ao seu ambiente a melhor qualidade do ar, a saúde e bem-estar de todos. Fale com um de nossos especialistas!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!