Pesquisar
Close this search box.

Você sabe o que são as Healthtechs e por que elas estão crescendo tanto?

Diante da necessidade de rápidas mudanças no setor saúde, ganharam espaço as Healthtechs, startups voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da saúde. Essas empresas, por mais que já apresentassem soluções inovadoras e um crescimento exponencial no mercado antes da crise, sofreram um boom em 2020.

O crescimento dessas startups independe da pandemia e vai muito além da redução de custos e da melhoria da eficiência no setor. Apostar nessa tecnologia implica no aprimoramento do atendimento ao usuário, na aceleração dos processos burocráticos, na melhoria do acesso à saúde e na maior precisão nos tratamentos e diagnósticos.

As Healthtechs já têm mostrado avanços relevantes ligados à telemedicina, monitoramento de pacientes, testes genéticos e ações por videoconferência. Já existem, por exemplo, tecnologias com soluções de regeneração de tecidos, sistemas de desenvolvimento de novos medicamentos com o uso de Inteligência Artificial, aplicativos de agendamento de consultas e gadgets ou apps que incentivam pacientes a adotarem hábitos saudáveis.

 

Algumas soluções implementadas pelas Healthtechs para conter a pandemia

Mas além das soluções que já existem no mercado, as startups estão desenvolvendo novas tecnologias direcionadas ao combate do Coronavírus, seja no diagnóstico, tratamento ou na gestão dos processos internos dos serviços de saúde.

A telemedicina, por exemplo, tem sido oferecida pelas healthtechs, através de consultas virtuais com médicos, com o objetivo de evitar a ida dos indivíduos aos hospitais e, consequentemente, a contaminação e exposição ao vírus. Por meio de videoconferências, os profissionais de saúde realizam consultas remotamente e monitoram os pacientes a qualquer momento.

As Healthtechs também têm possibilitado o acompanhamento em tempo real da saúde do paciente através de dispositivos. Esses wearables armazenam o histórico médico do paciente, diagnósticos anteriores, medicamentos utilizados, entre outras informações. Dessa forma, com o monitoramento dos dados, aumenta-se a precisão e a rapidez do diagnóstico, e diminui consideravelmente a ocorrência de erros por parte dos médicos.

Mas, além da telemedicina e do monitoramento do paciente, outras soluções estão sendo implementadas, como o desenvolvimento de dispositivos que podem ser usados para medir o oxigênio do indivíduo, o uso da inteligência artificial para previsão de possíveis problemas nos processos hospitalares, a criação de painéis de monitoramento que automatizam os processos internos, wearables que medem os sinais vitais dos pacientes e enviam em tempo real para os profissionais de saúde, entre outras soluções.

 

Desafios enfrentados pelas Healthtechs

Contudo, apesar do crescimento dessas startups, elas ainda enfrentam diversos desafios no mercado brasileiro. Um grande obstáculo é o mindset de profissionais e gerentes do setor, que têm grande dificuldade em enxergar a saúde como um negócio. Muitos deles ainda estão presos ao modelo tradicional, limitando, assim, a adoção de novas tecnologias.

Além disso, se considerarmos as Healthtechs voltadas para o diagnóstico, há uma certa resistência por parte de hospitais e laboratórios ganharem confiança com essas soluções. Outro desafio são as regulamentações impostas à essas startups.

Para que esse cenário mude, é preciso, portanto, que as corporações criem uma relação ampla e de parceria com as startups. Somente assim as inovações poderão ser traduzidas para dentro de hospitais, clínicas e estabelecimentos hospitalares. Felizmente, já podemos ver algumas instituições aderindo a essas parcerias. Investir na união com startups tem sido um dos caminhos para acelerar o desenvolvimento destas tecnologias dentro de hospitais e no sistema de saúde de forma geral.

 

Como a Colortel pode te ajudar

Apesar da gravidade da situação que estamos vivendo, a pandemia tem colocado em evidência as necessidades e os benefícios que as tecnologias podem oferecer à população e às empresas.

Estamos apenas no início de uma grande transformação, na qual, cada vez mais, o uso intensivo de dados e tecnologias farão parte do sistema de saúde, gerando inúmeros benefícios, tanto para o paciente como para os médicos. As empresas, aos poucos, entenderão que esses avanços tecnológicos vêm se tornando as principais tendências dos negócios atuais.

De acordo com o Global Health Care Outlook 2019, até 2022, os gastos com saúde no mundo devem crescer cerca de 5,4% anualmente. No Brasil, uma pesquisa realizada pela revista Medicina S/A mostrou que cerca de 85% dos hospitais pretendem destinar verbas para recursos digitais, de IA e outras áreas ligadas a softwares, hardware e serviços de tecnologia e comunicação.

Sendo assim, a sua instituição hospitalar precisa estar atenta a essas novas mudanças e tendências no mercado. E para que o seu hospital possa estar completamente envolvido com essas soluções, deixe que a Colortel fique responsável pelos serviços de terceirização de equipamentos eletroeletrônicos e de refrigeração.

Fale com um de nossos especialistas!

 

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!