Pesquisar
Close this search box.

Turismo sustentável é novo pilar da hotelaria

O turismo sustentável vem se tornando uma tendência no mundo inteiro! E a principal razão dessa mudança tem nome: o consumidor!

Os consumidores passaram a fazer suas escolhas de viagens baseadas nos níveis de sustentabilidade dos destinos. Mais de 80% dos viajantes globais acham que viagens sustentáveis são vitais e 61% relatam que a pandemia os fez querer viajar de forma mais sustentável no futuro!

A sustentabilidade, portanto, se tornou prioridade para essas novas gerações, cada vez mais conscientes e que optam por empresas comprometidas com a sociedade e o meio ambiente. Esse foi exatamente o empurrão que faltava para que o turismo começasse a priorizar as atitudes sustentáveis em seu dia-a-dia.

Afinal, hotéis que investem hoje em práticas sustentáveis, além de ajudar o planeta, ainda conseguem economizar custos operacionais, fortalecer a marca no mercado, se diferenciar dos concorrentes, atrair mais hóspedes e gerar mais receita.

Até porque o turismo, hoje, depende muito dos recursos naturais, especialmente no Brasil. Com base em dados recentes mapeados pelo PNUMA com a Universidade de Brasília (UNB), 72% da procura turística internacional no Brasil é motivada por “sol e praias”.

Mas não pense que esse movimento de tornar a hotelaria sustentável é algo rápido e fácil. 

O grave problema do plástico

Você sabia que o turismo hoje contribui com cerca de 5% das emissões globais de gases de efeito estufa? E segundo dados do instituto Cambridge Institute for Sustainability Leadership esse número deve crescer 130% até 2035.

Mas dentro desse universo de emissões de carbono, há um grande inimigo da sustentabilidade que continua se destacando no setor hoteleiro: o plástico de uso único.

Durante a pandemia, o seu uso aumentou exponencialmente. Hoje, no Brasil, 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, e destas, 8 a 13 milhões chegam aos oceanos (Oceana/2020), um material que leva 400 anos para se decompor…

E se pensarmos na quantidade de plástico sendo usado no setor hoteleiro, essa realidade se torna ainda mais preocupante, já que se prevê um potencial de crescimento do setor nos próximos anos. Só em 2021, o segmento cresceu 5,1%, segundo dados da CNC – Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo.

Os desafios da sustentabilidade para a hotelaria

Hoje, são poucas as políticas públicas de desenvolvimento sustentável para o turismo no Brasil.

De acordo ainda com o estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Pnuma, há inúmeros desafios encontrados hoje no território brasileiro. São eles:

  • Falta de prioridade na agenda das empresas
  • Pouca eficiência do setor público na elaboração de legislação e da execução de políticas públicas
  • Falta de incentivos e financiamentos para realizar a mudança
  • Carência de fornecedores com alternativas competitivas
  • Baixa pressão por parte dos indivíduos sobre os setores público e privado

Contudo, muitos empreendimentos já estão implementando práticas a favor da preservação da natureza. Entre algumas das ações adotadas, estão:

  • Instalação de redutores de vazão de água e tanque de aproveitamento de água de chuva
  • Troca de lâmpadas econômicas e TVs por LED
  • Utilização de energia solar, eólica e hidráulica
  • Equipamentos que economizam energia elétrica
  • Implantação de lixeiras de coleta seletiva e compostagem

  • Utilização de produtos de higienização e limpeza biodegradáveis
  • Redução do desperdício de alimentos, através do cultivo de alimentos ou uso de alimentos da região
  • Diminuição do consumo de água
  • Eliminação do uso plástico, como copos e embalagens
  • Integração da sustentabilidade na arquitetura do hotel

Saiba que investir nessas práticas fará com o que o seu hotel agregue ainda mais valor aos hóspedes e ofereça experiências positivas aos viajantes.

O setor turístico será um grande aliado da conservação da natureza, senão o maior. E a sua empresa? Já faz parte dessa mudança?


Saiba mais:

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!