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Terceirizar vale a pena?

Empresas especializadas podem ajudar na redução dos custos e proporcionar mais organização ao setor hoteleiro

Em recente matéria da Revista Hotel News, a Diretora Executiva da Colortel, Cristina Marques mostra as vantagens da terceirização para a indústria hoteleira. “Hoje, só no segmento hoteleiro, temos mais de 54.000 equipamentos distribuídos em 770 clientes, sem considerar os nossos parceiros do setor hospitalar”, explica Cristina.

Uma vertente na terceirização da hotelaria é a de equipamentos eletrônicos. Televisores, frigobares, cofres, aparelhos de ar-condicionado e linha fitness são alguns dos itens que podem ser locados mensalmente gerando economia de capital, manutenções em dia e produtos facilmente atualizados.

Criada em 1973, a Colortel é pioneira na terceirização de equipamentos no Brasil. Inspirados no modelo utilizado na Europa, começaram a alugar televisões coloridas – na época, uma grande novidade – para pessoas físicas. Com o tempo, foram ampliando a oferta de produtos e mudaram o foco para atender empresas.

A terceirização tem se mostrado muito eficaz na hotelaria

A terceirização já é um dos setores que mais emprega no Brasil e é, portanto, importantíssimo para a economia. Isso é o que relata a sócia-diretora da Flui Gestão Estratégica de Hotéis, Elis Zilli à Revista Hotel News. “No que diz respeito à hotelaria, é possível terceirizar equipamentos, serviços de segurança, alimentação, vallet, recreação, entre outros. É um mercado em expansão”, ressalta.

Apesar de não ser uma tendência nova, a terceirização tem se mostrado muito eficaz atualmente no setor hoteleiro, ajudando, principalmente, a otimizar o tempo dos gestores, reduzir custos e possibilitar mais organização à operação.

Mas para valer a pena, a aposta precisa ser apoiada em garantias. As duas principais são: a qualidade dos serviços e a sintonia de ideais entre o hotel e a terceirizada. “Contratar bons prestadores de serviço, onde não há perda de qualidade em produtos e a experiência do hóspede é impactada positivamente, pode trazer grandes resultados para o empreendimento”, explica Elis Zilli à revista.

Nilton Camillo, gerente geral da unidade Wyndham Olímpia Royal Hotels, em Olímpia – SP, também ressalta a importância da terceirização neste segmento.

Segundo ele, ao terceirizar o serviço, a empresa busca os experts nas diferentes áreas, oferecendo um trabalho mais qualificado, técnico e que impacte positivamente a experiência dos hóspedes. “A relação custo/benefício é importante, mas contar com especialistas em suas áreas nos deixa mais assertivos para pensar na hospitalidade em si”, comenta.

Muitos atrativos já são terceirizados pelos hotéis. A matéria destaca, e fala com detalhes, sobre alguns deles: gestão de frigobar, manutenção de ar-condicionado, equipamentos eletrônicos, segurança, portaria, lavanderia, spa, restaurantes, lanchonetes, farmácias, lojas e recreação.

Comprar ou alugar equipamentos?

Cristina Marques explica algumas vantagens financeiras no processo de terceirização de equipamentos. Segundo a Diretora da Colortel, não há um percentual fixo na economia do empreendimento, depende da situação. “Considere um hotel com 70 quartos e diária de R$ 450,00 que necessite de ar-condicionado split de 12.000 BTUs, TV Smart de 43’’ e frigobar de 80 litros.”

Se optar pela compra:

  • Aquisição e instalação: R$ 350 mil
  • Não inclui manutenção preventiva, corretiva e peças
  • Cada vez que um aparelho apresentar defeito, o quarto ficará indisponível por vários dias.

Se optar pela terceirização:

  • Mensalidade em torno de R$ 14,5 mil (uma diária por mês em menos da metade dos quartos).
  • Em vez de descapitalizar com equipamentos, o hotel investe em melhorias que atraiam mais hóspedes. Com uma diária adicional em menos da metade dos quartos, paga o aluguel e ainda tem lucro. 
  • Manutenção dos materiais e peças inclusos. 
  • Visita técnica em 24h e, caso o conserto não possa ser realizado no momento, o equipamento é substituído.

Cristina ainda ressalta que, além da vantagem econômica, em que o hotel se descapitaliza comprando equipamentos e pode investir em seu próprio negócio para alavancar a capacidade de geração de receitas, outro grande benefício diz respeito à manutenção.

“Profissionais capacitados atendem aos chamados técnicos em até 24 horas, todos os dias da semana. Caso o equipamento não possa ser consertado na hora, será substituído por outro, sem nenhum custo adicional. Dessa forma, o quarto, por exemplo, fica indisponível por muito menos tempo”.

A questão da sustentabilidade também é um ponto positivo na terceirização dos equipamentos, uma vez que o aparelho que não atende mais às necessidades de um cliente é destinado a outro que tenha interesse e, ao final da vida útil, o descarte é feito de acordo com as melhores práticas ambientais. “É uma forma de minimizar o desperdício e preservar o meio ambiente”, completa a diretora.

A atuação da Colortel no setor da terceirização

A Colortel é reconhecida pela intensa dedicação aos colaboradores e pela qualidade do serviço prestado com atenção aos pequenos detalhes. Nossos profissionais possuem certificações e treinamentos específicos para atuar nos diversos segmentos atendidos.

Atuamos no mercado há 48 anos e somos líderes no setor de terceirização de sistemas de refrigeração e equipamentos eletrônicos no Brasil.

Fazemos a avaliação da infraestrutura e necessidades do seu negócio, desenvolvemos o projeto que mais se adequa às suas necessidades e realizamos serviços de instalação, manutenção, troca de peças, além da análise de desempenho dos equipamentos. 

Ao contratar a Colortel, sua empresa poderá priorizar o core business, focando nas estratégias, nos processos e nas atividades que realmente são indispensáveis para o bom funcionamento do hotel. Gostou? Fale com nossos profissionais!

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