De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias é um dos mais estáveis e continua registrando crescimentos contínuos ao longo dos anos. O segmento tem se tornado uma ótima opção para os brasileiros, especialmente em momentos de crise. Mas como todo empreendimento, é preciso muita dedicação, disciplina e planejamento financeiro.
Tanto o franqueador como o franqueado precisam ter capacidade de planejamento e foco comercial, saber gerir pessoas, ter conhecimento em gestão financeira, entre outras funções importantes para que o negócio seja bem sucedido e alcance bons resultados.
O franqueador, por exemplo, precisa estar ciente de que será responsável por vários papéis específicos. Como detentor da franquia, ele deve pensar no registro da marca, no planejamento estratégico, na documentação, no investimento, nas negociações, nos manuais de franquia e no controle das finanças.
Além disso, o franqueador precisa atuar praticamente como um consultor para os franqueados, já que ele tem o know-how necessário para gerir o negócio, desenvolver os produtos e serviços, oferecer treinamentos e estabelecer o cumprimento todas as atividades a serem executadas pelo franqueado.
Ele também é a parte encarregada de legalizar a franquia, ou seja, as questões mais burocráticas do negócio. Esse processo envolve o desenvolvimento de uma COF (Circular de Oferta da Franquia), além da elaboração do pré-contrato e do Contrato de Franquia.
Essa área de contratos, como é o caso da COF e o Contrato de Franquia, é a parte mais desafiadora. Envolve uma enorme burocracia relacionada a vigência dos contratos, logística para assinatura, espaço para armazenamento, proteção a perdas e extravios dos documentos, gastos com papel etc. E a questão geográfica, muitas vezes, também é uma barreira, pois os contratos precisam ser encaminhados para diferentes regiões do Brasil até serem assinados.
O franqueado, por sua vez, também enfrenta inúmeros desafios ao assumir a responsabilidade de abrir uma franquia. Ele precisa manter o controle permanente dos padrões da empresa, seguir as regras estabelecidas pelo franqueador, realizar pagamento de taxas para usufruir da marca e do modelo (taxa de franquia, de royalties e fundo de propaganda), saber lidar com estoques, elaborar um bom plano de negócios, entre outras tarefas que demandam diariamente foco, know-how e disciplina.
Eles também são responsáveis por participar ativamente de treinamentos com a equipe, manter a satisfação dos clientes e o fortalecimento da rede, monitorar a concorrência, realizar uma boa gestão financeira do negócio e zelar pelo bom relacionamento com o seu franqueador e os demais franqueados.
Diante de tantas tarefas e responsabilidades que não podem ser negligenciadas e que demandam tempo e foco para serem executadas, muitas vezes, franqueados e franqueadores optam por fazer parcerias com empresas especializadas em determinadas áreas que eles mesmo não dão conta.
Imagine ter que se preocupar com todas as atividades que já são inerentes do dia-a-dia, mas também precisar dar atenção para outras tarefas que não estão relacionadas ao negócio principal? É o que acontece quando, por exemplo, um sistema de refrigeração ou um equipamento eletrônico dá problema, e o franqueado precisa arcar com custos extras, se preocupar com contratação de equipe técnica, com manutenção e troca de peças, ou com a operação do seu negócio.
Sendo assim, abaixo separamos algumas vantagens de contar com a terceirização da gestão de equipamentos eletrônicos e de refrigeração em suas franquias:
Não será necessário se preocupar com instalação ou manutenções periódicas dos equipamentos eletrônicos e de refrigeração. Imagine só se o seu negócio precisar parar por um problema na televisão, na geladeira ou no ar-condicionado. Com uma terceirizada, especialistas altamente treinados, certificados e com conhecimento técnico dos equipamentos, ficam responsáveis por essas atividades.
Ao terceirizar, franqueados e franqueadores poderão manter o foco nas atividades que realmente geram diferenciação para o negócio (como as que listamos acima). Dessa forma, é possível direcionar tempo e energia para aperfeiçoar áreas que merecem uma atenção maior no dia-a-dia. Além disso, seu negócio não precisa contar com surpresas que possam dar dor de cabeça e fazer com que a empresa precise envolver uma equipe própria para resolver o problema.
Com tantos custos envolvidos na abertura de um negócio, contar com a terceirização é um fator relevante para empresas que buscam ter previsibilidade de gastos. No caso da compra de equipamentos eletrônicos e de refrigeração, toda vez que o aparelho apresenta um defeito, o gestor tem o trabalho e o custo de contratar uma assistência técnica para resolver o problema.
A terceirização dá a garantia de que, caso ocorra um eventual defeito nos aparelhos, ele seja substituído rapidamente por outro, sem que a empresa precise se preocupar em buscar outro especialista para resolver determinado problema. Além disso, caso a franquia não contrate uma terceirizada, precisará arcar com gastos relacionados à treinamento da equipe, equipamentos e uniformes, contratação de profissionais especializados etc.
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