Pesquisar
Close this search box.

Como as terapias digitais e a telessaúde estão transformando o setor da saúde

A medicina está constantemente acompanhando as inovações tecnológicas que melhoram a qualidade e a efetividade dos serviços. O surgimento das terapias digitais e da telessaúde são importantes exemplos desse novo cenário de adoção de tecnologias na área médica.

A tendência para o setor de saúde em 2020 é que clínicas e hospitais reduzam seus custos operacionais e ofereçam melhor experiência ao cliente, através da adoção de tecnologias que possam tornar os processos mais eficientes e precisos. Cem CEOs, CFOs e CIOs, em uma pesquisa encomendada pela SAP à Porter Research, afirmaram priorizar a utilização de tecnologias no setor.

Diante desse contexto, os produtos digitais vêm assumindo um papel cada vez mais importante no setor, desde aplicativos com Inteligência Artificial até sensores digitais e wearables. Um exemplo disso são as chamadas terapias digitais ou DTx (Digital Therapeutics), responsáveis pela prevenção e tratamento de distúrbios e doenças através de tecnologias como softwares, hardwares, sensores ou aplicativos.

Com a terapia digital, profissionais da saúde relatam ser possível obter soluções mais personalizadas e individualizadas e maior engajamento do paciente. Dessa forma, é possível garantir melhores resultados a custos menores.

A terapia digital pode ser utilizada para auxiliar em diversas doenças, como, por exemplo, diabetes, TDAH, insônia, doenças cardíacas, pressão alta e doenças pulmonares crônicas.


Atendimentos digitais no Brasil trazem benefícios para o setor

Além das terapias digitais, o Brasil tem experimentado a utilização de outras tecnologias, como é o caso da telessaúde. Ela surge como um aprimoramento dos serviços à distância, visando quebrar as barreiras geográficas e temporais, através de tecnologias da informação e da comunicação. Algumas das principais vantagens são:


Superação de barreiras territoriais

Gestão dos serviços 

Maior qualificação dos profissionais

Redução dos custos

O atendimento digital permite que pessoas que moram em regiões afastadas ou com menos infraestrutura sejam atendidas pelos mesmos profissionais e tenham os mesmos serviços de qualidade que as pessoas que moram na cidade grande. Além disso, a telessaúde possibilita também que haja uma troca de experiências e informações entre profissionais de saúde ou até mesmo com pacientes, através de vídeos ou webconferências, em locais de difícil acesso.


Serviços médicos disponíveis a todos

Esses serviços incluem atendimento médico especializado, avaliação de exames, realização de procedimentos e monitoramento contínuo. No Brasil, a maior parte das regiões de menor densidade populacional, como as interioranas, rurais ou tribos indígenas, sofrem com a falta de acesso aos serviços médicos. Esses locais tendem a não receber atendimento de profissionais especialistas em diferentes áreas da medicina. Com a telessaúde, é possível que profissionais especializados realizem atendimentos à distância, garantindo mais qualidade no diagnóstico e no tratamento. No Amazonas, por exemplo, com a implantação de antenas de radiofrequência espalhadas pelas unidades de saúde distribuídas pelo território através do Programa Nacional de Telessaúde, foi possível reduzir as barreiras geográficas e a falta de profissionais no estado. Principalmente em áreas de população ribeirinha e comunidade indígena.


Gestão dos serviços

Um problema no Brasil é a concentração de investimentos e profissionais mais qualificados nas regiões Sul e Sudeste. Contudo, felizmente, a telessaúde promove uma articulação entre todas as áreas do país, facilitando a gestão em saúde e a qualificação de profissionais nas regiões afastadas, permitindo que mesmo as áreas mais carentes tenham acesso à atendimento especializado.


Maior qualificação dos profissionais

A concentração de profissionais em determinadas regiões limita a disponibilidade e qualidade dos serviços médicos em outras. Muitos profissionais da área de saúde no Brasil não conseguem se deslocar para fazer atualizações e treinamentos. Diante dessa realidade, a telessaúde busca promover cursos e atualizações que promovam o avanço e inovação dos serviços médicos independente das limitações regionais.


Redução dos custos

A tecnologia auxilia ao reduzir custos com deslocamentos, infraestruturas e desperdício de insumos. Barateando os custos, é possível que mais pacientes tenham acesso a um atendimento especializado, mais ágil e de alta qualidade.

Há uma previsão de que até 2025 o mercado global de terapias digitais alcance 9,4 bilhões de dólares.

A grande questão que se coloca para o setor é que todas estas tecnologias demandam altos investimentos e foco de sua gestão no core business. Nesse sentido, pode ser interessante para as instituições da saúde optarem por novos modelos de gestão.

A terceirização de atividades de menor valor agregado vêm se tornando muito frequente em redes hospitalares de todos os portes. Esta tendência avança à medida que o setor percebe que serviços administrativos, de suporte e gestão de facilities não devem ser o foco de atuação dos gestores hospitalares.


Como a Colortel pode ajudar?

Diante deste cenário, fica claro que administrar um estabelecimento da saúde é uma tarefa de alta complexidade, principalmente neste momento de mudanças econômicas, setoriais e tecnológicas. Por isso, há mais de 45 anos, ajudamos as instituições da saúde a focarem todos os seus esforços no seu negócio. Temos mais de 30.000 aparelhos terceirizados para o setor da saúde.

Ao terceirizar seu parque de refrigeração e equipamentos eletrônicos com a Colortel, o gestor hospitalar consegue focar toda sua atenção no paciente. Enquanto isso, nossa equipe de especialistas se ocupa da gestão das facilities. Desde o projeto customizado, avaliando seu atual parque, até a instalação, manutenções e modernizações dos equipamentos.

Além de capacitados tecnicamente e certificados, nossos profissionais são treinados para respeitar as normas e legislações requeridas no ambiente hospitalar.

A Colortel está preparada para atender as necessidades do setor da saúde. Nossa linha de produtos abrange soluções de refrigeração (tais como condicionadores de ar split, multi-split, janela, VRF e dutado), Smart TVs, frigobares, geladeiras, freezers, cofres, purificadores de água, bebedouros, microondas, entre outros.