O setor de climatização tem se desenvolvido nos últimos anos devido ao surgimento de inovações tecnológicas, equipamentos e sistemas. O mercado vem investindo, cada vez mais, em tecnologias mais econômicas, eficientes, seguras e ambientalmente conscientes.
Neste blog, vamos abordar especificamente o sistema de refrigeração VRF (Volume de Refrigerante Variável). Esta tecnologia é indicada especialmente para residências amplas e edifícios comerciais de médio e grande porte, pois permite a instalação de tubulações a longas distâncias, além de proporcionar benefícios como alta tecnologia, conforto e redução do consumo elétrico.
O VRF é um sistema de ar-condicionado central multi-split. Seu grande diferencial está na combinação entre a tecnologia eletrônica e os sistemas de controle microprocessados, além da interligação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração.
Nele, a unidade externa (condensadora) é ligada a múltiplas unidades internas (evaporadoras) em um só ciclo de refrigeração, que operam individualmente através de sistemas de expansão direta. O ar ambiente troca calor diretamente com o fluido refrigerante por meio da ação da evaporadora e depois retorna para sua condição inicial no ciclo do sistema de refrigeração.
Conforto: cada unidade interna possui válvula de expansão eletrônica para controle do fluxo de fluido refrigerante, evitando a instabilidade de temperatura e garantindo o conforto térmico.
Consumo de energia: Devido à sua capacidade de operar vários equipamentos simultaneamente com baixo consumo elétrico, o VRF é considerado um dos sistemas mais modernos, versáteis e avançados do mercado. As unidades condensadoras possuem de um a três compressores de acordo com sua capacidade. O baixo consumo de energia acontece quando o sistema trabalha em cargas parciais, ou seja, quando as válvulas de expansão eletrônicas nas unidades internas diminuem a passagem do fluido ao atingirem a temperatura correta para o ambiente. Isso só é possível através dos compressores 100% inverter, que permitem a baixa rotação e, consequentemente, um menor consumo de energia.
A tecnologia VRF permite controlar a quantidade de refrigerante destinada a cada unidade interna ou evaporadora de acordo com a demanda dos ambientes. Isso possibilita reduzir em até 40% o consumo de energia comparado aos sistemas convencionais. Graças à tecnologia inverter, o compressor trabalha apenas o necessário, variando sua potência para a demanda solicitada.
Manutenção: A manutenção do sistema consiste basicamente na limpeza periódica e no monitoramento dos itens mecânicos e eletrônicos. O VRF possui um sistema inteligente de detecção de falhas, que informa qualquer anormalidade e previne dos possíveis danos. Com o auxílio da automação, o técnico acessa o equipamento remotamente e recebe relatórios e avisos de falhas por e-mail. Com isto, a manutenção se torna ainda mais acessível e com custo menor.
Instalação: A instalação dos sistemas VRF é simples e rápida e preserva as características do empreendimento, resultando em economia de tempo, mão de obra e baixo consumo elétrico. É possível que o VRF funcione parcialmente sem todas as evaporadoras instaladas (há um limite de 50% de unidades conectadas), prevendo a instalação futura ou conforme a ocupação dos ambientes. Este tipo de serviço deve ser feito por profissionais altamente qualificados, pois exige maiores cuidados durante a execução do processo.
Automação: O sistema VRF possibilita automação sofisticada, que modula o funcionamento dos equipamentos conforme a carga térmica demandada pelos ambientes, operando de maneira mais eficiente e com maior economia de energia. Seu controle pode ser realizado individualmente por equipamento, por grupos, por bloqueio de funcionalidades, via internet ou interface com automação própria.
A instalação de equipamentos com tecnologia VRF tende a crescer bastante nos próximos anos, sobretudo por sua ecoeficiência de operação, com baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico, proporcionando sistemas de refrigeração de alto desempenho.
Para implantar o sistema de refrigeração mais adequado e eficiente para sua empresa, um projeto customizado com dimensionamento térmico adequado, instalação por profissionais capacitados e manutenções preventivas são elementos fundamentais.
Nos preocupamos em desenvolver um projeto de acordo com as necessidades e objetivos de cada cliente. E buscamos constantemente nos adequar às tendências que surgem no mercado, investindo na aquisição de novas tecnologias e na qualificação das equipes.
Além da comodidade e praticidade, a gestão dos equipamentos e dos serviços por uma empresa especializada torna o custo total bastante vantajoso, e ainda preserva o capital para futuros investimentos na sua empresa.
Por isso, contar com uma empresa especializada na terceirização de sistemas de refrigeração e equipamentos eletrônicos pode ser uma opção a ser considerada para que a sua empresa faça a escolha correta para determinado tipo de ambiente.
Quer entender mais sobre esta ou outra tecnologia de refrigeração? Entre em contato com um de nossos especialistas.
A Colortel atende empresas em todo o Brasil, há mais de 45 anos, oferecendo serviços de terceirização de sistemas de refrigeração e equipamentos eletrônicos.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco