Nada pior do que trabalhar em um escritório fechado e quente durante a época de calor mais intenso do ano, não é? Essa sensação não é somente desagradável, como afeta significativamente o desempenho dos funcionários. Felizmente, isso pode ser contornado com o uso de aparelhos de ar-condicionado. Mas você sabe qual a temperatura ideal para o ar-condicionado no verão?
Continue a leitura para entender como utilizar esse equipamento sem afetar a saúde dos clientes e colaboradores da sua organização!
Depois de enfrentar um longo trânsito, sentir o arzinho gelado do escritório é tudo de bom, não é mesmo? Porém, é preciso ter cautela ao configurar os graus celsius dos aparelhos de refrigeração do seu estabelecimento, especialmente em dias de calor mais intenso. Você sabe qual a temperatura ideal para o ar-condicionado no verão?
Para oferecer conforto térmico sem afetar a saúde das pessoas presentes no espaço, o ideal é seguir a Resolução nº 9 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomenda que os aparelhos de ar-condicionado sejam mantidos entre 23°C e 26°C no período do verão, com exceção de ambientes de arte, cuja indicação é operar entre 21°C e 23°C.
Ainda sobre essa época do ano, a faixa máxima de funcionamento desses equipamentos, segundo o órgão, é de 26°C a 27°C. As áreas de acesso podem ser mantidas em até 28°C.
Porém, vale ressaltar, que essas regras não estão escritas em pedra. Ou seja, a temperatura ambiente varia muito de acordo com a função do espaço, seu fluxo de pessoas, entre outros fatores.
Está pensando em investir em aparelhos de ar-condicionado para o seu negócio? Essa é uma ótima forma de tornar o ambiente mais agradável para o seu time e para a clientela. Mas, talvez, você esteja com receio do quanto isso vai impactar a sua conta de energia, certo? Aí surge a dúvida: o que faz esse equipamento ser mais custoso?
O primeiro ponto que pode fazer com que você gaste mais do que previsto é manter o ar-condicionado na temperatura mínima ou máxima. Esses modos, também chamados de arrefecimento e aquecimento, respectivamente, fazem com que o aparelho precise se esforçar mais do que o comum.
Outro erro corriqueiro é manter a unidade externa deste equipamento em um ambiente onde não há boa circulação do ar. Ao fazer isso, você prejudica o trabalho da condensadora, que não conseguirá realizar as trocas de calor de forma eficiente.
Além disso, alguns estabelecimentos necessitam de aparelhos de ar-condicionado mais robustos que, por consequência, têm uma potência maior, o que também eleva o seu consumo de energia.
Mas não pense que o contrário não sai caro, ok? Colocar um equipamento com potência inferior ao que o seu espaço necessita pesa no bolso da mesma forma. O melhor para economizar, nestes casos, é contar com o auxílio de uma empresa especializada em terceirização de equipamentos eletrônicos e de refrigeração, como a Colortel, que avalia com precisão aquilo que é mais adequado para climatizar o seu espaço.
Nós ainda nos responsabilizamos pela instalação e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado do seu estabelecimento. Demais, não é?
Agora que você já sabe qual a temperatura ideal para o ar-condicionado no verão, confira todos os benefícios de contar com serviços de terceirização da Colortel na sua empresa, além da economia de custos e tempo!
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco