Como descrevemos em nosso blog anterior, a metodologia de Strategic Sourcing (ou compras estratégicas) traz uma visão sistêmica de todo o processo de compras. É uma metodologia de complexa implementação, mas traz inúmeras vantagens para a sua empresa.
1. Significativa geração de savings, através da redução do Custo Total de Propriedade (TCO), do aumento da competitividade e da lucratividade da empresa. Mesmo que o preço de um produto esteja mais caro em um fornecedor, o TCO pode estar mais barato, justificando a compra. O TCO considera todos os custos relacionados à aquisição e à utilização de um produto ou serviço – como impostos, fretes e gastos com treinamentos. Para analisá-lo, é necessário que a empresa faça um mapeamento e uma avaliação das especificações dos materiais, níveis de serviço e de mercado fornecedor para analisar o impacto da aquisição no negócio.
2. Diminuição dos riscos de fornecimento. São elaboradas estratégias para a redução dos riscos de fornecimento, com o objetivo de proporcionar entregas confiáveis e no prazo, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar os níveis de serviço. Os custos gastos com retrabalho, devolução, manutenção e substituição de produtos ou custos relacionados a falhas nas entregas podem causar enormes prejuízos à empresa e passar uma imagem negativa aos clientes.
3. Redefinição do papel de Compras, a partir do aumento das atribuições e responsabilidades. A área de Compras se torna uma importante função no âmbito organizacional, sendo o elemento de integração do Supply Chain da empresa. O setor de Compras deixa de ser uma função operacional mecânica de recebimento de pedidos e passa a desenvolver estratégias focadas na análise e no planejamento, na antecipação das demandas, na redução dos riscos de fornecimento, na gestão das relações dos fornecedores, entre outros fatores.
4. Valorização da função e dos profissionais de Compras. Os profissionais passam a ter maior visibilidade, credibilidade e participação na tomada de decisões e na criação de uma estratégia organizacional. O setor de Compras passa a ser visto como um centro de lucro e não de custo, pois fica evidente a sua geração de valor para as empresas.
5. Gestão do relacionamento com os fornecedores. Prioriza o desenvolvimento de parcerias estratégicas com fornecedores que possuem competências ou recursos não disponíveis na empresa compradora, de forma a agregar valor e gerar vantagem competitiva.
6. Redução da necessidade de capital de giro, através da extensão dos prazos de pagamento e da adoção das melhores práticas de Supply Chain para favorecer a integração com os fornecedores.
7. Redução dos custos transacionais de compra, através da otimização da base de fornecedores, da diminuição da frequência de compra, da automação dos processos, entre outros fatores. Com a automação de processos, o e-sourcing tem ganhando força. Através dele, a empresa usa recursos tecnológicos para promover uma espécie de leilão reverso: os candidatos a fornecedores podem dar lances em uma plataforma digital, sendo contratado quem conseguir atingir as melhores cotações.
8. Gestão ativa dos gastos.Uma profunda análise permite identificar descumprimentos de procedimentos internos, assim como a não utilização das melhores práticas de Compras, gerando uma significativa redução ou até eliminação dos gastos.
9. Otimização do uso de ativos e de recursos financeiros.Com a análise make or buy (fabricar ou comprar) é possível determinar quais atividades executar na empresa e quais terceirizar.
10. Integração e alinhamento.O Strategic Sourcing, baseado em análises, dados e fatos, evita que a subjetividade afete o processo do setor de Compras. A adoção do Strategic Sourcing fomenta o indispensável envolvimento de todas as áreas, oferecendo o alinhamento necessário para alcançar ganhos expressivos para o negócio.
Mesmo se a sua empresa não adotar a metodologia completa de Strategic Sourcing, vale a pena analisar alguns destes conceitos e vantagens para otimizar o trabalho das áreas de Compras. Neste sentido, a terceirização de equipamentos pode ser uma opção interessante ao avaliar o processo de aquisição como um todo.
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