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Strategic Sourcing e suas vantagens para as empresas

Strategic sourcing é um método de aquisições que avalia o custo total dos insumos (e não somente o menor preço) antes da efetivação de cada compra. É uma visão sistêmica de todo o processo da aquisição.

Com o foco no custo total da aquisição do produto e não apenas no preço da contratação, o Strategic Sourcing permite que o comprador analise o processo como um todo, desde custos, práticas até demandas e volumes. Todo este entendimento mostra que o objetivo principal dessa metodologia é buscar o custo-benefício, independente do melhor preço oferecido.

Por meio dessa metodologia, cada item a ser adquirido é minuciosamente analisado sob o ponto de vista de seus custos externos, que impactam seu preço final, e também custos internos, ligados ao armazenamento e uso. Nos dias de hoje, é fundamental entender o que é strategic sourcing para garantir vantagens competitivas para as empresas.

No passado, o setor de compras funcionava basicamente como uma central de pedidos. Ordens de compra solicitadas apenas com base em cotações superficiais, à procura do menor preço por item, insistiam em se acumular. Percebeu-se com o tempo que, muitas vezes, um produto de baixo custo unitário acabava saindo caro para a empresa — pelas despesas de armazenamento, por exemplo.

Setores de Compras que operam de forma burocrática, sem desenvolver estratégias, podem causar desperdícios ou falta de materiais. Para evitar que isso aconteça, as empresas têm incorporado em seus negócios a prática de Strategic Sourcing, capaz de analisar de forma global o custo total de aquisição de cada categoria de produtos ou serviços, traçando estratégias avançadas de análise no processo de compras e gerenciando as relações com os fornecedores.

Essa metodologia opera em todas as atividades da cadeia, aplicando inteligência ao processo de compras. Através dela, profissionais mapeiam profundamente o mercado, estabelecem estratégias, contribuem para a seleção de bons fornecedores e criam uma gestão integrada de relacionamento com eles. É feita uma profunda e sistemática análise dos gastos, da inteligência de mercado e das demandas da empresa, definindo, então, ações estratégicas a fim de atender às necessidades da organização e gerar maior valor ao negócio.

Uma gestão planejada do processo de compras permite que o setor tenha uma autonomia maior para compreender realmente o que a empresa necessita, garantindo, assim, maior redução de custos, o aumento do desempenho da cadeia produtiva, agilidade nos processos operacionais, melhoria na relação com os fornecedores, boa qualidade do produto, entre outras vantagens.

A aplicação do Strategic Sourcing nas empresas tem sido um marco na transformação dos processos de Compras/Suprimentos, na medida em que as organizações deixam de focar apenas nos aspectos transacionais das compras e passam a incorporar inteligência de mercado, análise de dados e estratégias de relacionamento com fornecedores nas suas decisões.

Quando a área de Compras/Suprimentos trabalha com a metodologia do Strategic Sourcing, o processo de aquisição muda positivamente, pois o comprador passa a ter um entendimento mais amplo da contratação, com relação às necessidades da sua empresa, proporcionando uma melhor qualidade do serviço ou produto a ser adquirido, além da economia de custos em todo o processo.

Um passo fundamental que as empresas devem dar para que essa metodologia funcione de forma integrada, é estarem dispostas a fazer uma mudança na gestão, definindo a equipe, os processos de decisão, um plano de comunicação e as soluções estratégicas. É necessário que as diretrizes estejam bem alinhadas e claras, para que todas as áreas fiquem envolvidas e comprometidas em alcançar o objetivo final.

Apesar de todas as vantagens, o Strategic Sourcing não é de fácil implantação. É uma metodologia complexa e que exige tempo, planejamento e profissionais qualificados. Ter pessoas na equipe que compreendam toda a cadeia produtiva da organização e a disponibilidade dos produtos no mercado, tornarão os processos de Compra mais inteligentes e precisos.

Terceirizando a gestão de seus eletrônicos e sistemas de refrigeração, a sua empresa conseguirá concentrar os seus esforços na atividade principal, otimizando os processos operacionais e os custos.

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