Pesquisar
Close this search box.

Novas tecnologias em televisores. Qual a melhor para o seu negócio?

Antigamente, as TVs tinham apenas um único propósito: exibir programas. Não havia preocupação com nitidez, resolução, design, contraste ou conectividade.

Mas assim que a internet começou a produzir conteúdo, principalmente em vídeo e on demand, os aparelhos tiveram que se reinventar, buscando melhorar as resoluções, integrar aplicativos para que os usuários pudessem assistir a filmes e séries, fornecer sistemas de comandos de voz, entre outras soluções.

Hoje, as novas tecnologias permitem imagens de alta definição e qualidade, otimizando a experiência do usuário. Entretanto, escolher o melhor televisor para o seu negócio pode não ser mais uma tarefa tão simples. E é aí que a Colortel pode te ajudar.

 

As novas tecnologias permitem experiências cada vez mais imersivas

Com os avanços na tecnologia LED, as TVs de plasma e as telas LCD foram caindo em desuso ao longo do tempo. Hoje, as TVs de LED trazem inúmeros benefícios para os usuários: melhor definição de imagem, experiência mais real e cores vibrantes.

 

Novos formatos de tela

A tela desses aparelhos é composta por diodos emissores de luz (os LEDs), garantindo imagens mais nítidas, maior contraste e cores mais vivas. Não há alteração de cores ou perda de contraste e brilho durante a transmissão do conteúdo, porque a lâmpada de LED não oscila a emissão de luz.

Essas pequenas luzes também fazem com que os modelos sejam mais duráveis, leves e finos, chegando a ter apenas 3 cm. Além disso, são muito econômicos e o seu descarte não apresenta riscos ao meio ambiente, pois não utilizam mercúrio no processo de fabricação.

Por conta das suas inúmeras vantagens, os televisores LED foram se tornando mais populares no mercado, e abriram espaço para outros modelos mais sofisticados, como as tecnologias OLED (LED orgânico), QLED (pontos quânticos) e MicroLEDs.

A QLED, por exemplo, é uma tecnologia que utiliza nanocristais. Esses cristais recebem energia e emitem frequências de luz para criar a imagem na tela, reproduzindo uma grande variação de cores, mais intensas e brilhantes.

Algumas QLEDs oferecem tecnologias adicionais como local dimming, que melhora a luminosidade dos displays, controlando a iluminação traseira para mostrar o tom de preto ainda mais escuro.

Assim como as QLEDs, as OLEDs também garantem cores mais vivas, brilho, contraste e imagem de qualidade. Mas em televisores desse tipo, o painel traseiro é substituído por diodos orgânicos emissores de luz. Esses diodos são independentes, ou seja, eles se apagam ou se acendem individualmente de acordo com a cena. E assim como os QLEDs, ao desligar, eles geram uma cor preta ainda mais escura.

As telas OLED costumam ser mais finas e flexíveis que as de LED, podendo chegar a 1 mm de espessura. Todavia, sua vida útil é menor que a dos outros aparelhos.

E foi pensando nisso que o mercado de televisores desenvolveu outra nova tecnologia, o MicroLED. Assim, ele une o que as LCDs e as OLEDs têm de melhor: uma vida útil maior e mais brilho e contraste. Além disso, o MicroLED está menos sujeito a burn-in (marcas que não saem da tela) ou à perda de luminosidade, como ocorre com as OLED, que utilizam materiais orgânicos.

 

Diferentes resoluções surgem

Em relação à qualidade das imagens, o surgimento da resolução HD, nos anos 2000, foi revolucionário. Logo depois, surgiu a Full HD (1.920 x 1.080 pixels), com quatro vezes mais resolução. E hoje já podemos ver imagens 4K (3.840 x 2.160) e até 8K (7680 X 4320) no mercado. Como consequência desses aprimoramentos, as imagens estão cada vez mais nítidas, brilhantes e com melhor variação de cores.

 

Novas funcionalidades, mais inteligentes 

Não é só a tela, o formato ou as resoluções que têm mudado. O conceito de televisão também está evoluindo. Um exemplo disso são as Smart TVs, se aproximando cada vez mais da funcionalidade dos computadores.

Com funções inteligentes, elas conseguem se conectar à internet via Wi-Fi ou cabo de rede e reproduzir vídeos, fotos e conteúdos disponíveis online.

É possível, então, usufruir de diferentes recursos, como assistir a filmes e séries no Netflix, ouvir música, ver vídeos no Youtube, acessar aplicativos, emparelhar conteúdo de smartphones para a tela da tv, entre outros benefícios. Dessa forma, o usuário tem uma experiência maior em conectividade e interatividade.

Em televisões mais modernas e recentes, é possível usar também comando de voz e sensores. A função permite que o usuário não necessite do controle remoto para realizar determinadas ações como alterar o volume ou mudar a programação. Já com o sensor de gestos, o usuário realiza funções apenas com o movimento das mãos, que são captados pela câmera frontal do aparelho.

 

Conteúdo e infraestrutura de internet são barreiras para as tecnologias mais modernas

Mas, infelizmente, o conteúdo adaptado para televisores 4K é escasso. A popularização desse formato ainda é lenta, impedindo os consumidores de utilizar a tecnologia completamente. Além disso, é preciso que o usuário tenha uma internet de 25Mbps, e no Brasil, a velocidade média gira entre 4 e 6 Mbps.

Empresas como Globosat Play, Netflix, YouTube e canais de televisão aberta já estão abraçando essa tecnologia. Indo por esse caminho, a tendência é que a resolução Ultra HD 4K se torne padrão em imagens de alta definição daqui a alguns anos.

Contudo, se o 4K já enfrenta barreiras em relação à adaptação, imagine o 8K, que tem 33 milhões de pixels e requer o dobro de velocidade para transmissão de conteúdo.

A qualidade da imagem 8K é diferente de tudo que apareceu no mercado. Por conta da tecnologia, o volume de cor atinge 100% em todas as cenas. Além disso, incorpora uma tecnologia chamada Direct Full Array, que controla a iluminação, ajustando o brilho a cada cena, gerando maior contraste e atingindo o preto no seu tom mais forte.

E as inovações não param por aí. Este ano, os fabricantes trouxeram uma nova tendência: a necessidade de integrar a televisão ao estilo do ambiente, tornando-a parte da decoração.

Será que alguma destas tecnologias é importante para o seu negócio? A Colortel te ajuda a acompanhar as novidades que surgem para descobrir o que é melhor para a sua empresa.

 

Como a Colortel pode te ajudar?

Nós trabalhamos com equipamentos modernos das melhores marcas do mercado. A sua empresa não precisará se preocupar com instalação, manutenção, troca de peças ou compras de aparelhos.

Ao solicitar uma cotação, nossos especialistas fazem um estudo prévio de todas as suas necessidades. Dessa forma, iremos propor a melhor solução sob medida para o seu negócio. Nossos equipe técnica é treinada para conhecer as especificidades de cada segmento. Quer saber mais sobre as nossas vantagens? Entre em contato com um de nossos especialistas.