Pesquisar
Close this search box.

No Dia Mundial da Educação, parabéns aos educadores que se reinventaram!

Com as determinações de isolamento social, 156 países determinaram o fechamento de escolas e universidades e mais de 1,4 bilhão de estudantes estão com as aulas presenciais suspensas, segundo dados da ONU. Isso corresponde a exatamente 82,5% de todos os alunos no mundo.

Diante das adversidades, professores e educadores se reinventaram, para não deixar de cumprir esta nobre missão de ENSINAR e EDUCAR. Com a autorização das aulas à distância, o que estamos vendo é um exemplo de perseverança, cuidado e amor. Mesmo que isso implique em vários desafios tecnológicos e mudanças culturais.

 

Aulas online como aliadas do período de quarentena

Muitas instituições brasileiras já estão fazendo parcerias com plataformas virtuais para realizar aulas online. Pelo computador ou dispositivo móvel, os alunos têm acesso a videoaulas, apresentações em slides e aulas ao vivo, além de poderem tirar suas dúvidas por e-mail com os professores. E para auxiliar os estudantes que não têm conhecimento dessas plataformas digitais, as instituições educacionais têm oferecido tutoriais para orientação e instrução dos alunos.

O formato digital, por enquanto, tem dado muito certo com os alunos mais velhos, porém, na educação infantil isso é mais complicado. O que as escolas têm feito é investir em atividades que sejam conduzidas e mediadas pelos pais. A dica é que, se os dois ou um dos dois estiver em home office, adaptem os horários de trabalho para que seja possível acompanhar as aulas das crianças.

Mas tenha em mente que para que esse ensino à distância realmente funcione, os professores precisam estar inseridos no ambiente online, e as instituições precisam ter pelo menos algum nível de maturidade digital. Muitas destas plataformas virtuais têm oferecido treinamentos para que os professores aprendam a usá-las e adaptem seu ensino.

Mas tenha em mente que para que esse ensino à distância realmente funcione, os professores precisam estar inseridos no ambiente online, e as escolas precisam ter pelo menos algum nível de maturidade digital. Muitas destas plataformas virtuais têm oferecido treinamentos para que os professores aprendam a usá-las e adaptem seu ensino.

Portanto, sabemos que essa modalidade de ensino traz flexibilidade no aprendizado e economia com deslocamentos, alimentação e materiais físicos. Por outro lado, pode ser difícil para o aluno manter a disciplina e concentração, sem ficar distraído com outras coisas além do conteúdo. Além disso, o ensino à distância pode não ser acessível para todos os estudantes, já que muitos têm dificuldade de acesso às tecnologias ou problemas de conexão à internet.

Outras questões muito importantes que surgem nesse cenário é que nem todas as famílias possuem recursos para garantir a participação dos filhos e nem todos os professores têm a formação adequada para dar aulas nesse modelo. 

 

Transformação digital como um dos pontos positivos neste cenário

Porém, apesar do ensino à distância ter inúmeros desafios no Brasil, ele é, atualmente, a solução viável para este momento de pandemia.

E buscando olhar para os pontos positivos deste cenário, a crise da Covid-19 pode vir a ser uma oportunidade de o ensino brasileiro passar a lidar de forma diferente com a tecnologia na sala de aula e começar a fazer uso cada vez mais recorrente dessas plataformas.

E para que a sua instituição possa estar completamente focada na maturidade digital e na gestão escolar, deixe que a Colortel fique responsável pelos serviços de terceirização dos equipamentos eletrônicos e de refrigeração.

Nossos serviços de manutenção, por exemplo, são parte do procedimento de contenção e possibilitam que o contágio seja reduzido ao máximo.

A Colortel continua funcionando durante o período de pandemia. Não deixaremos nossos clientes na mão.

Entre em contato com um de nossos profissionais!