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Por que o cálculo do Custo Total de Propriedade (TCO) é tão importante na aquisição de um equipamento eletrônico?

Ao optar pela compra de um equipamento eletrônico, é preciso pensar não só no preço inicial, mas em todos os demais custos que estão atrelados à aquisição e ao uso do aparelho. Muitas empresas não pensam nisso quando optam pela compra.

Vamos analisar o mercado de equipamentos eletrônicos. Claro que, inicialmente, a opção da compra pode parecer vantajosa. Mas vamos imaginar o ciclo de vida útil do aparelho. Este aparelho precisará de instalação, manutenção e, provavelmente, troca de peças. Além disso, as tecnologias estão sempre em constante evolução. Então, em poucos anos, o seu equipamento se tornaria obsoleto e sua empresa precisaria trocar. Os custos irão aumentar, certo?

Todas essas despesas envolvidas configuram o que chamamos de Custo Total de Propriedade (TCO). Avaliar o custo total de propriedade possibilita ter uma visão ampla de quanto a empresa irá gastar ao longo do tempo e todos os custos envolvidos, permitindo que ela se planeje com antecedência e analise o que é melhor para o seu negócio. Falaremos um pouco mais nesse blog sobre o TCO e como fazer para calcular os custos.

O que significa a sigla TCO?

Total Cost of Ownership (TCO), em português Custo Total de Propriedade, é uma métrica de análise que tem como objetivo calcular os custos de vida e de aquisição de um produto ou sistema.

Como calcular o Custo Total de Propriedade (TCO)?

Para realizar os cálculos de TCO de um equipamento eletrônico ou de refrigeração, é preciso dividir os custos em algumas categorias. São elas: aquisição, implementação, manutenção, produção, valor restante e descarte após a vida útil. Veja a seguir detalhadamente:

  • Custos de aquisição: essa categoria compreende o valor inicial do aparelho, sem qualquer serviço extra. Mas é importante ter em mente que esse custo engloba também a mão de obra dos profissionais do setor de compras durante o período de cotação, negociação, compra e acompanhamento da entrega;
  • Custos de implementação: é o custo da contratação de profissionais, da instalação do equipamento, treinamento de colaboradores, fase de teste e gasto de energia, por exemplo;
  • Custos de manutenção: inclui serviços como limpeza, troca de peças e ajustes necessários, além de garantias, licenças, atualizações ou contratações de fornecedores externos e de recursos humanos;
  • Custo de valor restante: é o custo relacionado à vida útil do produto, de modo geral;
  • Custo do descarte do material ao fim da vida útil: são os gastos com práticas de reciclagem e coleta seletiva, tão importantes para a sustentabilidade do nosso planeta;

Existe também a possibilidade de dividir esses custos pela natureza das operações envolvidas:

  • Custos diretos: essa categoria envolve os custos já esperados, como a aquisição do equipamento (e suas atualizações e licenças), suporte (treinamento, deslocamento, manuais, etc.), gestão e comunicação.
  • Custos indiretos:  Nesse caso, envolvem custos que não estariam “programados”, como é o caso de um suporte específico ou ações reparadoras por conta de imprevistos e paradas.

Fatores importantes para realizar o cálculo do TCO

Para alcançar os resultados esperados, existem alguns fatores que precisam ser levados em conta para que o cálculo de TCO seja realizado adequadamente:

  1. Saber quais são os objetivos e as finalidades da sua empresa

Faça um levantamento de todos os custos e analise o quanto é possível gastar de acordo com o orçamento. Dessa forma, sua empresa poderá prever o quanto terá de despesa e poderá, assim, atender às metas estabelecidas.

  1. Definir os custos mais importantes para realizar o cálculo

Avalie as especificidades e necessidades do seu negócio. Na gestão de equipamentos eletrônicos, por exemplo, ter uma mão de obra especializada e contar com serviços como instalação, manutenções e troca de peças são importantes. Estes custos precisam ser definidos para que o resultado final seja satisfatório.

  1. Analisar, ao final, o Retorno Total de Propriedade (TRO)

O TRO quantifica o retorno líquido obtido com o equipamento. Através de tabelas comparativas e análises, é possível saber se o seu negócio está obtendo algum retorno sob o investimento com a aquisição do aparelho.

Como a Colortel pode te ajudar?

A terceirização propicia um maior retorno sobre o investimento e um custo total de propriedade reduzido. Em um artigo anterior, falamos sobre como a terceirização reduz o TCO.

Ao terceirizar com a Colortel, todos os custos de instalação, manutenções corretivas e preventivas, mão de obra, troca de peças e materiais, estão contemplados no contrato, permitindo total previsibilidade no orçamento. Fale com nossos profissionais!

Nos próximos conteúdos, continuaremos falando sobre esse tema, mas daremos foco nas categorias de custo: aquisição, implementação, manutenção, produção, valor restante e descarte após a vida útil. Acompanhe os artigos!

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