Apesar da hotelaria ser um dos setores que mais está sentindo os efeitos negativos da crise causada pela pandemia, o segmento tem adotado medidas importantes para reduzir os impactos.
Alguns hotéis brasileiros têm mantido suas operações para atender pessoas que necessitam de hospedagem e que não podem voltar para suas casas, como é o caso dos profissionais de saúde, pilotos e comissários de bordo. Nesse último caso, os hotéis têm realizado parcerias com empresas para que os funcionários, que não residem nesses locais, tenham um lugar para ficar e mantenham suas atividades remotas.
Durante esse período, a rede hoteleira oferece tarifas especiais de hospedagem, e implementa todos os protocolos de higienização recomendados pelo Ministério da Saúde e pela ANVISA. Como limpeza rigorosa de todos os ambientes internos e externos, além dos itens de grande manuseio, como maçanetas, corrimãos e os balcões de recepção. Elevadores e banheiros também estão sendo higienizados com mais frequência, assim como objetos utilizados dentro dos quartos, como controles remotos, telefones, bancadas, torneiras e cartões-chave.
O álcool em gel agora fica disponível nas recepções e nos demais espaços de convivência. E áreas que promovem aglomeração, como é o caso de restaurantes, piscina, sauna e academia estão ficando fechados no momento.
Dessa forma, os hotéis conseguem garantir o bem-estar e a saúde dos hóspedes e dos colaboradores.
Outra medida adotada para proteger ao máximo clientes e profissionais é a implementação de atendimentos digitais, como check-in e checkout virtuais. O encerramento da conta direto do quarto dispensa contato físico entre funcionários do hotel e hóspedes, oferecendo mais segurança para todos.
Além disso, algo que veremos no futuro, que já está sendo modificado, são os formatos dos restaurantes. No pós-crise, haverá maior distanciamento entre as mesas dos restaurantes e bares e as refeições passarão a ser oferecidas em porções separadas e embaladas. Por enquanto, durante a pandemia, os pratos têm sido levados até os quartos dos hóspedes, com toda a cautela e cuidado necessários.
Os colaboradores estão cientes da importância de implementar todas as medidas de higienização e limpeza e de usar os equipamentos de proteção como luvas e máscaras.
As equipes passam por treinamentos para aprender sobre todos os procedimentos oficiais recomendados pela OMS. Hotéis estão fazendo palestras virtuais com seus profissionais para explicar e orientar sobre a pandemia e a importância de tomar as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus. Portanto, equipes hoteleiras atualizam constantemente das instruções e de possíveis mudanças operacionais.
E visando proteger ainda mais os colaboradores, os hotéis têm direcionado funcionários que exercem funções administrativas e financeiras para o trabalho remoto. Nesse caso, é importante que o hotel tenha uma estrutura tecnológica para assegurar que esse trabalho seja realizado plenamente.
Há uma expectativa de retomada do segmento de turismo já para o início do segundo semestre. Alguns hotéis e pousadas brasileiras já retomam lentamente suas atividades com um certo controle, voltando a atender 50% da capacidade de suas acomodações.
O mais importante, neste momento, é que o seu hotel aplique as medidas especiais para tempos de pandemia e de pós-pandemia. Essas ações mais rigorosas devem continuar também depois que a situação se normalizar. Portanto, os hotéis terão que se adaptar a esse novo normal.
E nesse cenário tão complexo e incerto, a Colortel se mantém disponível para todos os clientes na gestão da terceirização dos equipamentos eletroeletrônicos e de refrigeração, com ações e campanhas específicas para o setor hoteleiro.
Acreditamos na parceria de longos anos que temos com o setor hoteleiro e temos certeza que, juntos, superaremos esta crise e sairemos muito mais fortalecidos.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco