Pesquisar
Close this search box.

ESG: crescer de forma sustentável gera economia positiva

ESG – Environmental, social and corporate governance, refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio. E é cada vez mais uma prioridade entre as empresas.

O próprio mercado tende a prestigiar organizações que investem em ESG. Um estudo realizado pela consultoria BCG mostrou que empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança melhoram seus resultados financeiros, ampliam o valor de mercado ao longo do tempo, aumentam a reputação e valorizam sua credibilidade e imagem.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo do Google, em janeiro deste ano, o termo obteve o dobro do número de consultas, em comparação com o início de março de 2020. O estudo comprova uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas: ações de impacto social e boas práticas de gestão sustentáveis atraem mais investimentos e geram o que os especialistas chamam de “economia positiva”.

Mas o que seria a economia positiva?

Segundo Béryl Bouvier, da global OFI Asset Managment, a economia positiva é uma forma de suportar e capturar as oportunidades econômicas nos negócios sustentáveis. “Mais de US 12 bilhões de oportunidades de mercado podem ser gerados todos os anos a partir do final desta década como resultado do alinhamento dos governos e empresas com objetivos em sustentabilidade”, destaca Béryl, em entrevista ao portal de investimentos FundsPeople.

A urgência em tornar os negócios mais sustentáveis e investir em ações sociais e ambientais se tornou agora uma prioridade entre as companhias. “O que a Covid-19 mostrou é que a qualidade de uma empresa é maior quanto mais agregada aos fatores ESG. Vimos como a pandemia trouxe a questão social e o capital humano. O propósito de uma empresa é cada vez mais importante e os investidores estão atentos ao papel que elas desempenham na relação a todos os stakeholders, colaboradores, fornecedores e estado”, comenta.

O fato é que empresas com boas práticas ESG apresentaram menos perdas durante a pandemia e tiveram melhor desempenho. Segundo especialistas, isso acontece porque estas organizações possuem pilares de governança mais estruturados e cuidam bem dos seus próprios colaboradores. Isso faz com que estejam melhor preparadas para lidar com quaisquer mudanças que surjam no mercado ou nos padrões de consumo dos cidadãos.

Empresas, que antes não investiam em práticas sociais e sustentáveis, estão reformulando seus negócios

Diante dessa tendência, organizações de diferentes portes e setores têm se empenhado em investir na diversidade e inclusão no ambiente corporativo, na eficiência no uso de recursos e em boas práticas de governança.

Mas quais seriam essas iniciativas de forma prática?

  • No que diz respeito ao meio ambiente, são empresas que se preocupam com a alta emissão de gases poluentes, com o consumo de recursos naturais, com o descarte adequado de resíduos, entre outras ações.
  • No âmbito social, são empresas que se importam, por exemplo, com a diversidade de seu quadro de funcionários, com a qualidade de vida dos trabalhadores, com o relacionamento entre as equipes e com os valores da companhia.
  • E, na esfera da governança, são organizações que se atentam em promover a diversidade em conselhos e altos cargos, atitudes éticas e práticas anticorrupção.

E, saiba que, aplicar essas práticas e ações geram inúmeros impactos positivos para as empresas!

Sendo assim, companhias que não integrarem às responsabilidades ambiental, social e de governança podem não sobreviver às transformações trazidas pelas novas gerações. Estas, cada vez mais conscientes, engajadas e socialmente responsáveis.

E a sua empresa? Tem investido nessas práticas?

A Colortel investe em boas práticas ESG

A Colortel se orgulha, primeiramente, de adotar práticas sustentáveis, como o descarte adequado de sucatas, o uso racional de insumos e de fontes de energia renováveis, a coleta seletiva de lixo, o uso de equipamentos mais econômicos e com selo Procel A de consumo de energia, entre outras ações relacionadas ao meio ambiente.

Além disso, nos preocupamos constantemente com o cumprimento das leis de preservação ambiental e com a segurança de nossos funcionários. Por isso, agimos dentro de todos os padrões normativos.

Em relação ao social, nos comprometemos em manter sempre a diversidade no nosso quadro de funcionários. Um dos exemplos disso é o fato de 70% dos cargos de liderança da Colortel serem ocupados por mulheres. Nossos valores, desde a nossa fundação, são pautados na ética, na seriedade, transparência, qualidade, eficiência, respeito aos colaboradores, compromisso ambiental e parceria. 

Quer saber mais sobre a Colortel? Fale com nossos profissionais!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!