Em um país com o clima como o do Brasil, o ar-condicionado é um equipamento fundamental em quartos de hotéis e hospitais, consultórios, escritórios e salas de aula, porém o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais contribui para o consumo de energia e, se for utilizado de forma equivocada, esses valores podem ser ainda mais altos. Surgem então dúvidas em relação à potência e consumo do ar-condicionado e diversos empresários acabam tendo prejuízos financeiros por falta de assessoria especializada na hora da escolha do melhor equipamento.
O funcionamento adequado de um aparelho de ar-condicionado está, entre outros fatores, relacionado ao dimensionamento correto da potência, ou seja, a quantidade de BTU que o ambiente precisa. Porém, alguns empresários ainda escolhem um equipamento com uma potência menor que o indicado pensando que assim estarão economizando dinheiro e energia.
Sim, um aparelho de menor potência consome menos energia do que um de maior potência, mas isso é muito relativo, pois esse menor consumo só é possível se o equipamento operar sob as condições adequadas, aquelas indicadas pelo fabricante e também pelo Inmetro. E para saber o número de BTU que um determinado ambiente necessita, é preciso que seja feito um cálculo e esse cálculo deve ser feito por um profissional especializado que vai levar em consideração diversos fatores, entre eles, tamanho do local, número de pessoas, lâmpadas e janelas no ambiente, localização dos pontos cardiais para calcular a incidência do sol, entre outros.
Quando a escolha da potência do ar-condicionado é correta, ele terá um funcionamento mais eficiente, o alcance da temperatura desejada será mais rápido gerando assim economia de energia. Além disso, ele terá um baixo índice de desgaste de peças, diminuindo as manutenções corretivas e aumentando a vida útil do aparelho.
Quando há um subdimensionamento, a capacidade de refrigeração do ar-condicionado está abaixo da demandada, ou seja, o número de BTU é menor do que o ambiente necessita. Ao ligar um aparelho subdimensionado ele irá demorar mais tempo para atingir a temperatura solicitada, independente da função programada. Esse tempo a mais faz com que o compressor opere armado (ligado) também por mais tempo e em sua capacidade máxima, e quanto mais o compressor trabalha, maior será o consumo de energia.
Além disso, pelo esforço maior que o equipamento fará para alterar a temperatura do ambiente, seus componentes internos se desgastam mais rapidamente, exigindo seguidas manutenções. Dependendo do tamanho do ambiente, esse aparelho subdimensionando, mesmo sendo forçado ao máximo, não conseguirá atingir a temperatura desejada pelo usuário.
Já, quando há o superdimensionamento, ocorre o contrário. O equipamento escolhido possui uma capacidade maior do que a demandada. Sendo assim, ao escolher um aparelho de ar-condicionado mais potente do que o seu ambiente necessita, o empresário estará desperdiçando dinheiro com a conta de luz, além de poder ocorrer o congelamento interno do aparelho, causando danos graves ao equipamento.
Nós da Colortel contamos com profissionais altamente capacitados para lhe ajudar a fazer a escolha certa de seus aparelhos de ar-condicionado, além de uma grande variedade de aparelhos para locação (Janela, Split Hi-Wall, Cassete e Piso/Teto nas versões Convencional e Inverter e VRF), consulte-nos e descubra porque a Colortel é a Solução que Funciona.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco