Pesquisar
Close this search box.

Diferença entre compra e terceirização de equipamentos eletrônicos e de refrigeração

Decidir entre compra e terceirização de equipamentos é fundamental para o seu planejamento estratégico. E essa não é uma decisão fácil. Isto porque ambas as opções contam com vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em conta.

Sendo assim, o gestor precisa estar bem informado e ser capaz de analisar qual o Custo Total de Propriedade, quantos equipamentos precisará, quanto tempo a sua empresa utilizará os aparelhos, quais são as negociações de contrato, e por aí vai.

É importante lembrar que os gastos com a compra não se limitam apenas ao pagamento do equipamento. Há custos de manutenção, de instalação, de reparo, de armazenamento e de logística que devem ser considerados. Como os custos podem ser bastante altos, é necessário analisar todas as despesas antes de tomar uma decisão.

Além disso, um fator de extrema importância na hora de decidir pela compra ou terceirização, é analisar o nível de maturidade da sua empresa e a posição que o seu negócio ocupa no mercado. O tamanho e a expectativa de crescimento são pontos fundamentais para elaborar a melhor estratégia. Sendo assim, a opção ideal será a que atende melhor às necessidades e particularidades da sua empresa.

 

Faça a si mesmo esta pergunta: sua organização está começando a se estabelecer ou já se consolidou no mercado? Demarque a real posição que o seu negócio ocupa no mercado. Dito isto e diante de tantos aspectos envolvendo a terceirização e a compra, elaboramos um artigo para ajudar a sua empresa a decidir sobre essa questão, e analisar todos os prós e contras desse processo. Veja abaixo alguns exemplos que separamos:

Custo de depreciação

Um dos pontos positivos de optar pela aquisição dos equipamentos é a possibilidade de vendê-los no futuro. Contudo, por mais que a compra permita recuperar parte desse valor investido inicialmente, o preço de venda será menor. Isso ocorre em razão de inúmeros aspectos, como é o caso da depreciação do aparelho com o tempo e do lançamento de produtos modernos e atualizados no mercado constantemente.

Quando as empresas optam pela terceirização, não existe a possibilidade de vender o aparelho no futuro, pois eles serão devolvidos à terceirizada, eliminando qualquer possibilidade de recuperação do valor.

Mas, por outro lado, será mais fácil prever o orçamento, já que não existem despesas extras com manutenções, atualizações, troca de peças ou treinamento de uma equipe especializada. Os aparelhos ficam sob responsabilidade do fornecedor e, cabe a ele fazer as atualizações e manter o equipamento funcionando corretamente. Sua organização terá, então, despesas mensais mais previsíveis, conseguindo controlar melhor os gastos e tendo uma economia financeira maior.

Custos de manutenção

Quando os equipamentos são comprados, eles passam a ser um bem da companhia. Isso significa que precisam ser tratados com todo cuidado e, mesmo assim, podem apresentar problemas ocasionados por fatores externos. Sendo assim, para garantir a boa funcionalidade dos aparelhos e auxiliar no andamento das atividades da empresa, é preciso contar com uma equipe especializada.

Quando você opta pelo aluguel, a manutenção é de responsabilidade do fornecedor. Todas as eventuais manutenções ou reposições de peça estarão inclusas no contrato. Dessa forma, sua empresa não precisa reservar uma parcela do orçamento para isso e evita que a equipe demande tempo em tarefas que não sejam diretamente relacionadas ao negócio.

Despesas com treinamento e contratação de profissionais

Com a compra de equipamentos, sua empresa precisará treinar uma equipe e disponibilizar profissionais para essas tarefas. Isso pode ser custoso e pode também levar mais tempo do que o necessário.

Com a contratação de uma empresa terceirizada, sua organização não precisa se preocupar com isso. A terceirizada se encarrega de fornecer profissionais altamente qualificados e treinados para realizar com responsabilidade todos os serviços necessários, elevando, assim, a produtividade e a performance do seu negócio, e permitindo que a sua empresa foque no core business.

Atualização dos equipamentos

Sabemos que a tecnologia está sempre em constante mudança, o que, eventualmente, torna os equipamentos obsoletos rapidamente. Sendo assim, deixar de fazer a atualização dos aparelhos significa deixar sua empresa atrás da concorrência.

Com a aquisição, sua empresa precisaria ficar atenta às novidades do mercado e constantes atualizações, além de ter que adquirir novos equipamentos. Com a terceirização, basta trocar os equipamentos ultrapassados por soluções mais atualizadas e modernas. Isto, por sua vez, garante melhor performance do aparelho e maior segurança no ambiente.

Disponibilidade imediata

Para adquirir equipamentos, pode ser necessário fazer a encomenda deles, uma vez que nem sempre a quantidade ou o aparelho desejado está disponível. Isso pode atrasar a logística da sua empresa. Com a terceirização, as máquinas já estão disponíveis, e isso possibilita implementar o parque rapidamente, sem maiores surpresas.

Após detalharmos algumas diferenças entre a compra e a terceirização de equipamentos, um ponto importante a ser dito é que todos esses fatores só farão diferença se a sua organização escolher um fornecedor de confiança e com o conhecimento estratégico e operacional necessário. Dessa forma, ele providenciará, além de bons equipamentos, suporte e serviços de qualidade.

A Colortel se orgulha em oferecer os melhores serviços de terceirização para os seus clientes, com profissionais qualificados, manutenção e instalação inclusas, atendimento em até 24 horas e o conhecimento técnico especializado para implementar as melhores soluções. Fale com nossos profissionais!

 

 

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!