Pesquisar
Close this search box.

Aumento do turismo nacional traz viajantes mais exigentes, responsáveis e conectados

Você sabia que o turismo nacional tem crescido bastante nos últimos anos?

Em maio deste ano, o faturamento do turismo nacional foi de 9,6 bilhões de reais, representando um aumento 47,5%, em relação ao mesmo período em 2020.  Esses dados são do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Mas se engana quem pensa que essa é uma tendência de agora. O crescimento já vinha ocorrendo antes mesmo da pandemia. Segundo uma pesquisa do IBGE, cerca de 96% das viagens dos brasileiros em 2019 foram para regiões nacionais.

Mas claro que esse crescimento tem sido intensificado por conta da Covid-19. Com o isolamento social, as restrições de viagens para o exterior, a alta do câmbio, a crise econômica e a insegurança em relação ao futuro, viajar pelo Brasil se tornou uma opção mais viável, e é uma tendência que veio para ficar.

E essa é uma notícia maravilhosa! Já que com o aumento de viagens dentro do Brasil e com o avanço da vacinação, o mercado vai se aquecendo e o setor vai se reerguendo aos poucos.

Turismo nacional: viajantes mais exigentes, responsáveis e conectados

Mas com a retomada, surgem também novos desafios. Afinal, os serviços que eram oferecidos há seis meses atrás não são mais suficientes para atrair os hóspedes.

Isso porque a rotina, o comportamento e os hábitos de consumo das pessoas também mudaram. Portanto, os hotéis precisam se preparar para atender às novas necessidades dos clientes e se adaptar a este novo viajante, que está cada vez mais exigente, responsável e conectado.

E uma das grandes exigências dos viajantes atuais está relacionada à segurança, não só pessoal como higiênica.Essa vai ser a prioridade número um, já que estamos vivendo um momento de incertezas. Os hóspedes vão estar muito mais atentos aos padrões de limpeza e higiene dos ambientes.

Por isso, é muito importante que os hotéis e pousadas adaptem suas estruturas seguindo os novos protocolos de segurança sanitária. E não só isso. É importante que os estabelecimentos sejam transparentes em relação às suas ações e passem confiança para seus clientes.

Hóspedes mais exigentes com práticas sustentáveis

Outras duas coisas que esse novo público valoriza são as experiências e práticas sustentáveis.

Ele está muito exigente em relação às suas experiências pessoais, que devem ser únicas e marcantes. Ao viajar, esse hóspede está buscando um ambiente onde possa desfrutar da natureza, adquirir conhecimento, e vivenciar novas situações.

Ao mesmo tempo, está também mais exigente em relação a como os hotéis estão colocando em prática as iniciativas sustentáveis. Afinal, os consumidores estão cada vez mais conscientes e responsáveis e, portanto, valorizam empresas que cuidam do meio ambiente e da sua comunidade.

Por isso, acabam optando por se hospedar em hotéis sustentáveis, que priorizam uma arquitetura ecológica, a economia de energia, reaproveitamento de materiais e a gestão de resíduos.

E, principalmente, mais exigentes em relação a digitalização

Experiências mais digitalizadas estão sendo cada vez mais valorizadas por esse novo público. Até porque, o uso da tecnologia agora faz parte da nossa vida, seja para trabalhar, estudar, comprar produtos, consumir conteúdo ou se entreter.

E com os consumidores muito mais conectados, eles usam e apreciam a tecnologia para solucionar suas necessidades do dia-a-dia.

Portanto, hotéis que automatizam o check-in e o checkout, usam dados pessoais para personalização do serviço, têm internet de qualidade para conectar as plataformas de streaming na Smart TV e possuem um bom sinal de wi-fi todas as áreas comuns são mais valorizados.

Dessa forma, focar na digitalização dos processos é uma ótima maneira de começar a atrair esse novo viajante. Então, se você é um hotel ou uma pousada, não deixe de modernizar as áreas e serviços do seu estabelecimento.

Como a Colortel pode te ajudar

Para estar totalmente focado nessa nova tendência, uma ótima opção é terceirizar a gestão dos seus equipamentos eletrônicos e sistemas de refrigeração.

Terceirize equipamentos de academia, televisores, frigobares, cofres, equipamentos eletrônicos e de refrigeração com a Colortel! Este modelo de negócios garante previsibilidade dos custos mensais, manutenções sempre em dia e produtos atualizados e em pleno funcionamento.

Já são mais de 54.000 equipamentos distribuídos em 770 clientes no segmento hoteleiro. Fale com nossos especialistas!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!