Pesquisar
Close this search box.

Como as empresas estão se preparando para o mundo pós Covid-19

A pandemia tem ocasionado mudanças na maneira como nos relacionamos, vivemos e trabalhamos. Com o isolamento social, estamos observando trabalhos remotos, serviços à distância, plataformas online e novos hábitos e comportamentos dos consumidores, que permanecerão no pós-crise.

Diante desse cenário, organizações de diversos setores passaram a rever seus modelos e processos de negócio. Muitas já começaram a se planejar e pensar em ações para quando a rotina voltar ao “novo normal”.

Internamente, as empresas estão se preparando para os novos padrões de trabalho. Pensando nas novas políticas que devem ser implementadas em relação ao uso de elevadores, higienização, circulação nos escritórios, horários diferenciados e divisões geográficas nos setores.

Além disso, as organizações já estão ponderando e analisando a execução do home office em conjunto ao trabalho presencial. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup, mais da metade dos gerentes relatou que permitirá que funcionários trabalhem remotamente com mais frequência.

E com a implementação do home office cada vez mais presente, as organizações estão tendo que trabalhar com mais autonomia e transparência, e isso será uma constante no futuro. Veremos o modelo de gestão de empresas sendo pautado em dois pontos essenciais: a confiança no trabalho dos profissionais e a colaboração entre as equipes.

 

Digitalização dos processos, automoção e migração para o online como formas de se reinventar no pós Covid-19

Outra mudança que as empresas já estão concretizando é a digitalização dos seus processos. O isolamento social fez com que as pessoas passassem a utilizar ainda mais os canais digitais e e-commerce, e essa é uma tendência para o pós-crise.

Na área da saúde, por exemplo, a pandemia tem sido o catalisador para o uso da telemedicina no atendimento remoto de pacientes através de consultas virtuais. A telemedicina será uma tendência que veremos no futuro e hospitais e clínicas já estão implementando o uso dessa tecnologia para quando a crise terminar.

Lojas, antes só físicas, estão implantando sistemas de venda online, seja através do e-commerce, de catálogos digitais, entregas online (redes sociais e Whatsapp) ou venda de produtos em lojas parceiras como os marketplaces (plataforma que permitem que terceiros vendam seus produtos em troca de comissão).

O varejo virá para o pós-crise com foco total nessas estruturas digitais, investindo em upgrades de navegabilidade e agilidade. Muitas empresas também estão firmando parcerias com aplicativos de entrega delivery para garantir que os consumidores continuem, mesmo depois da pandemia, usando seus serviços e comprando seus produtos.

Além das ferramentas online, há setores que estão investindo em processos automatizados ou em tecnologia 3D. A área industrial, por exemplo, está automatizando seus processos, para que, no pós Covid-19, com as atividades voltando de forma parcial, os profissionais não precisem ficar se deslocando sem necessidade até as fábricas, já que população terá que retomar a rotina com cautela.

Esses sistemas automatizados permitirão que funcionários e colaboradores operem remotamente e em tempo real os equipamentos industriais. Além disso, as indústrias estão fazendo uso de sensores e Big Data, prevenindo de forma remota que eventuais problemas ocorram e garantindo, portanto, a segurança e o bom funcionamento de todos os processos.

Pensando também na reintegração lenta da rotina da população na pós pandemia, o setor imobiliário vem pensando em soluções para que o segmento tenha uma retomada importante na economia. Sendo assim, diversas empresas da área estão fazendo uso de Tours Virtuais 360° ou 3D para apresentar os imóveis aos clientes, sem que eles precisem sair de casa. A tecnologia 3D permite que o cliente sinta que está caminhando dentro do imóvel e possa conhecer cada detalhe do local.

Esses são só alguns exemplos de setores que estão se reinventando como organização e se preparando para os novos caminhos que se iniciarão depois da pandemia. Neste momento, é preciso, mais do que tudo, se reinventar e se transformar.

A Colortel acredita que o pós-crise trará grandes oportunidades para as empresas. Enquanto isso, durante a pandemia, estamos contribuindo com nossos clientes para ajudá-los a superar este momento para que eles possam se reerguer depois que tudo passar.