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Como a terceirização reduz o Custo Total de Operação (TCO)

Muitas empresas, no momento de procurar por um equipamento eletrônico ou de refrigeração, analisam apenas o custo inicial, sem pensar em outros fatores como gastos com instalação, manutenção, ferramentas, reparos de peças ou contratação de mão de obra qualificada.

É preciso considerá-los. Todos esses custos e despesas juntos, associados à aquisição de um equipamento, refletem o Custo Total de Operação (TCO).

 

Mas como mensurar o Custo Total de Operação?

O primeiro passo é verificar os objetivos e finalidades da sua empresa, fazendo um levantamento de todos os custos e analisando o quanto é possível gastar de acordo com o orçamento.

Em seguida, defina os custos mais importantes para o cálculo, levando em conta as especificidades do negócio. Na gestão de equipamentos eletrônicos, por exemplo, ter uma mão de obra especializada e contar com serviços como instalação, manutenções e troca de peças são importantes.

Com as informações corretas, é possível criar uma relação total dos custos envolvidos com os equipamentos contratados, permitindo a criação de um relatório final. Para realizar os cálculos, sua empresa pode dividir os custos em algumas categorias, como aquisição, implementação, manutenção, produção, valor restante e descarte após a vida útil.

 

Conheça cada uma das categorias de custos:

  • Custo de aquisição: geralmente, o custo inicial representa menos de 10% do TCO. É o número que aparece inicialmente como valor, sem qualquer serviço extra. Contudo, é importante lembrar que dentro do custo de aquisição, há também o custo da mão de obra dos profissionais do setor de compras durante o período de cotação, negociação, compra e acompanhamento da entrega.
  • Custo de operação: é o custo para instalar o equipamento, testar, treinar colaboradores, contratar mão de obra e o gasto de energia.
  • Custo de manutenção: inclui reparos regulares, como limpeza, troca de peças e ajustes necessários, além de garantias, licenças, atualizações ou contratações de fornecedores externos e de recursos humanos.
  • Custo de valor restante: é o custo relacionado ao ciclo de vida do produto e seu tempo de vida útil. É especialmente importante quando se refere a equipamentos eletrônicos, onde os aparelhos podem se tornar obsoletos rapidamente.
  • Custo do descarte do material ao fim da vida útil: práticas de reciclagem e coleta seletiva são essenciais para a sustentabilidade do nosso planeta e já falamos muito sobre isso em blogs passados. Mas podem significar gastos maiores para a sua empresa. Esses processos logísticos são, muitas vezes, complexos e de alto custo, já que os produtos eletrônicos pós-consumo precisam chegar até os locais de descarte adequados para realizar a “desmanufatura” e a reciclagem.

Esse ciclo de vida dos aparelhos pode ser dividido em: depreciável – que corresponde ao número de anos em que o produto se tornará depreciável –, econômica – número de anos que a aquisição consegue dar retorno financeiro à empresa –  e útil, que é o número de anos que o equipamento está sendo utilizado.

Os cálculos dos custos podem ser realizados por meio da natureza das operações envolvidas:

  • Custos diretos: Envolvem a aquisição do equipamento, suporte (treinamento, deslocamento, manuais etc.), gestão e comunicação (infraestrutura e taxas).
  • Custos indiretos: Normalmente, envolvem o suporte casual ou ações reparadoras devido à perda de produtividade por imprevistos e paradas.

Lembre-se ainda de considerar custos sazonais – em uma determinada época do ano ou região –, pois eles podem gerar uma demanda maior por investimentos e serviços.

Depois disso, defina como acompanhar a aplicação desses recursos para mensurar se o investimento está de acordo com o esperado. Por fim, determine um prazo para o Custo Total de Operação.

Quer saber mais sobre como calcular o TCO de suas operações? Entre em contato com um de nossos gerentes comerciais. Será um prazer atendê-lo.

 

Como a Colortel pode te ajudar?

O TCO é uma das vantagens do Strategic Sourcing, do qual já falamos no nosso blog, mais de uma vez. O Strategic Sourcing envolve uma pesquisa sobre todo o processo de compra, avaliando peças, logística, materiais, e não somente o preço.

Ele possibilita reduzir custos, permitindo que o setor tenha uma autonomia maior para entender o que a empresa realmente precisa. Neste sentido, a terceirização de equipamentos pode ser uma opção interessante ao avaliar o processo de aquisição como um todo.

Ao terceirizar com a Colortel, todos os custos de instalação, manutenções corretivas e preventivas, mão de obra, troca de peças e materiais, estão contemplados no contrato, permitindo total previsibilidade no orçamento.

Além disso, contamos com profissionais altamente capacitados que atendem a chamados técnicos em até 24 horas, todos os dias da semana. Caso o equipamento não possa ser consertado na hora, será substituído por outro, sem custo adicional.

Assim, as empresas não precisam empregar técnicos especializados ou ter dor de cabeça com custos de gerenciamento que acompanham esses aparelhos. Nossa equipe tem conhecimento especializado necessário para que a sua empresa possa ter tempo de sobra na implementação de novos projetos e no foco de atividades mais importantes.

Por fim, tenha a consciência de que a terceirização fornece um maior retorno sobre o investimento e um custo total de propriedade reduzido. Entre em contato com um especialista da Colortel para entender como a terceirização de equipamentos eletrônicos e de refrigeração pode ser vantajosa para a sua empresa.