Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade, em uma era onde o surgimento de novas tecnologias acontece a todo momento, é o descarte incorreto de resíduos eletrônicos, como equipamentos antigos e sem uso, pilhas, lâmpadas, baterias e muitos outros.
Ciente disso, selecionamos dicas e informações que podem ser úteis para ajudar sua empresa a alcançar a responsabilidade ambiental. Continue a leitura para conferir!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Green Eletron, o Brasil se mostrou o quinto maior gerador desse lixo do mundo e o maior da América Latina. Isso acontece no País tanto pela falta de informação em relação ao que é ou não lixo eletrônico, vide que 33% acredita que o termo está relacionado ao meio digital, como spams, e-mails, fotos ou arquivos.
Se nem o conhecimento sobre o que é lixo eletrônico é muito difundido, a forma correta de descarte também não seria. Um relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas mostrou que, em 2019, o Brasil descartou mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos e apenas 3% desse lixo foi reciclado.
Conforme explicamos nesse blog, os metais pesados presentes na maioria desses equipamentos podem causar graves danos às pessoas e ao meio ambiente, por isso, o descarte correto deve ser uma prioridade para as empresas.
De acordo com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), quase 70% dos metais pesados presentes em lixões e aterros sanitários são encontrados devido aos equipamentos eletrônicos que foram descartados de forma incorreta.
Por isso, a reciclagem de eletrônicos é tão importante. As empresas precisam se conscientizar do risco que podem causar à população e à natureza e agir para que isso seja minimizado ao máximo ou até mesmo evitado.
A terceirização de serviços consiste na contratação de uma empresa para a gestão de processos e realização de determinadas atividades. Ou seja, por meio dela, a empresa contratada se torna a responsável pelo gerenciamento de atividades e a realização de serviços, além de tudo que envolva essas questões, como a garantia de uma mão de obra especializada e qualificada, por exemplo!
Um dos serviços que se torna responsabilidade da empresa terceirizada é o descarte correto do lixo eletrônico, que acontece através do sistema de Logística Reversa. De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), a norma é caracterizada por “um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”.
Por isso, não apenas pelo risco de multas, mas também pela preocupação com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações, é necessário que as empresas repensem a forma como impactam o meio ambiente.
Buscar uma empresa como a Colortel, que atua no mercado há mais de 45 anos e é reconhecida por adotar práticas sustentáveis, além de garantir a conformidade com a Lei 12.305/2010, também agrega mais credibilidade e confiança junto aos clientes, fornecedores e investidores, o que, consequentemente, gera mais lucro e visibilidade para o seu negócio.
Por meio do sistema de Logística Reversa, a Colortel descarta, de forma adequada, todos os resíduos eletrônicos gerados internamente ou em operações de instalação e manutenção. Você pode conferir mais detalhes sobre todas as práticas de preservação ambiental praticadas pela Colortel clicando aqui.
Mas e aí, o que sua empresa faz para mudar o mundo?
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco