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Como a Economia Circular têm mudado os hábitos da sociedade

A Economia Circular está surgindo como uma alternativa de conscientização acerca dos impactos negativos causados pela geração de resíduos. A busca por essa mudança é reflexo de uma economia mundial que se desenvolveu desde a Revolução Industrial até os dias atuais através de processos de extração dos recursos naturais.

Para abordar este tema, a Colortel ouviu o especialista e Gerente de Negócios da Boomera, Gustavo Fonseca, que palestrou no espaço Colortel Touch sobre como a economia circular pode diminuir e corrigir os impactos humanos no planeta.

O que acontece na maioria das indústrias atualmente são recursos transformados em produtos que, quando chegam ao consumidor, são utilizados e facilmente descartados.

Isso é o que chamamos de economia linear, onde, diferentemente da economia circular, o ciclo de vida do produto é curto e os materiais são descartados rapidamente. A realidade é que, hoje, toda a população que vive no mundo gera cerca de 40 toneladas de lixo por ano, proporcionando diferentes tipos de desperdício.

No Brasil, por exemplo, apenas 9% de tudo que já foi fabricado passou pela reciclagem. A maior dos brasileiros (66%) sabe pouco ou nada a respeito da coleta seletiva, e os que sabem não contribuem com a separação dos materiais. Nesse ritmo, de acordo com dados da American Chemical Society, em 2025, os mares terão mais lixo do que vida marinha. E isso começa a impactar negativamente não só a vida animal e humana, mas também os negócios.

 

 

A Economia Circular como um estímulo para a conscientização sustentável

E devido a todos os dados alarmantes, esse pensamento linear criado na era da Revolução Industrial tem perdido aos poucos sua validade em meio às novas necessidades do mundo atual. Existe, cada vez mais, uma vontade latente por mudanças na sociedade. Hoje, entre os dez maiores desejos do consumidor contemporâneo, sete seguem o caminho da sustentabilidade.

Segundo Gustavo Fonseca, “a sustentabilidade ainda não sobrepõe o preço na hora da escolha de um produto, mas é um elemento de desempate. Os primeiros critérios que o consumidor compara são preço e qualidade. Mas como esses dois elementos muitas vezes são equiparados no mercado, o que vai fazer o cliente optar por uma marca é o fato dela ter um propósito e valorizar a sustentabilidade”. 

E, seguindo esta nova mentalidade, a Economia Circular é baseada em um conceito de ciclo de vida contínuo do produto. Essa economia incentiva as pessoas a repensarem o que consomem e estimula as indústrias a criarem estratégias mais sustentáveis para o desenvolvimento de seus produtos.

 

 

Cinco novos modelos de negócios surgem da Economia Circular

Novos modelos de negócios já estão surgindo para aproveitar os conceitos e benefícios desta nova economia. Veja a seguir exemplos do que as empresas já estão fazendo para valorizar a sustentabilidade:

 

 

Supply Chain Circular 

Nesse modelo de negócio são introduzidos materiais que já estão disponíveis na cadeia de suprimentos. Ele utiliza recursos totalmente renováveis, recicláveis e biodegradáveis que podem ser aproveitados recorrentemente.

Sendo assim, não será necessário extrair recursos naturais. Isso permite reduzir custos e aumentar a previsibilidade e o controle de qualidade. A Adidas, por exemplo, desenvolveu uma linha de roupas e calçados feitos de resíduos reciclados, retirados de ilhas, praias e comunidades costeiras. O material coletado é utilizado para fazer calçados e roupas de alta performance. 

Além da Adidas, a startup americana Method começou a criar produtos de higiene doméstica que são feitas com plásticos coletados dos oceanos. Surgiu no mercado como um negócio pequeno e, hoje, a empresa incomoda gigantes da indústria e é o terceiro maior player das Américas em limpeza doméstica.

 

 

Recuperação e reciclagem

No modelo de recuperação e reciclagem, o que poderia ser considerado resíduo é analisado e utilizado para outros fins, sem ser jogado nos aterros. As organizações que têm aplicado esse método olham para o fim do ciclo de vida dos seus produtos e estabelecem metas.

Diversas empresas como, por exemplo, Nestlé, Kellogg’s, Danone, Starbucks, Adidas, Natura, Apple e Google têm metas estabelecidas até 2025 ou 2030 relacionadas ao não envio de materiais para aterro e reciclagem de 100% dos produtos que inserem no mercado.

 

 

Prolongamento da vida útil

Atualmente, muitos produtos são desenvolvidos para serem substituídos. Mas com a extensão da vida útil, em vez da obsolescência programada, são criados produtos que vão durar mais ou que vão sofrer apenas alguma manutenção ao longo dos anos. Com isso, as empresas aumentam o ciclo de vida do seu produto e, consequentemente, criam uma fonte de receita para o negócio.

 

 

Plataforma de troca ou de compartilhamento

Tem como finalidade conectar pessoas com interesses e necessidades comuns, facilitando o compartilhamento e a troca de bens e serviços. Essa é uma atitude totalmente sustentável e já realizada por empresas como Airbnb, Yellow e Uber.

 

 

Produto como serviço

Um exemplo brasileiro que é referência mundial nesse modelo é a locação de purificadores de água. Quando os fornecedores só vendiam o purificador, tinham que pensar, do ponto de vista de modelo de negócio, em um equipamento de baixa vida útil  para que o consumidor precisasse efetuar as trocas com frequência.

Quando o modelo de venda de purificadores evoluiu para o locação do equipamento com a manutenção incluída, permitiu que o consumidor tivesse um desembolso inicial menor e que o desperdício do material fosse menor. Isso porque teve que pensar no desenvolvimento de um produto mais resistente ou que, caso quebrasse, fosse fácil de substituir a peça ou o componente. Consequentemente, com essa mudança, a empresa passou a ter uma receita recorrente e uma relação de longo prazo com o consumidor.

Através desses cinco modelos, vemos que a Economia Circular pode ser determinante para o seu negócio. Não só para as organizações que trabalham com desenvolvimento de produtos como qualquer empresa que quer se destacar nesse novo mercado sustentável que que vem ganhando força. 

 

 

O que os hotéis podem fazer para reduzir o desperdício?

Um dos setores altamente gerador de resíduos é o da hotelaria. Em decorrência da eficiência operacional e da necessidade da experiencia do consumidor, os estabelecimentos utilizam diversos materiais descartáveis e em porções pequenas.  

Sendo assim, os estabelecimentos hoteleiros têm buscado pensar em soluções para reduzir o desperdício.

As empresas hoteleiras precisam estar atentas tanto ao custo, tempo, produtividade, aspecto visual e experiência do consumidor na hora de desenvolver um produto, como também ao que vai acontecer com o material quando ele não for mais utilizado.

Segundo Gustavo Fonseca, há duas grandes frentes e tendências nesse setor. Uma delas é a utilização de embalagens reutilizáveis de inox (refil) ou materiais mais duráveis.

Outra solução viável seria implementar processos de logísticas reversa. Ou seja, coletar o material e transformar em algo que seja útil e que possa voltar para ser utilizado. Muitos hotéis também realizam reciclagem de alguns materiais como tecidos, colchões e eletrônicos, por exemplo.

Mas diversas outras inovações têm surgido no mercado, como uma embalagem de uso único que some em contato com a água, desenvolvido pela empresa Splosh.

Vemos que a mudança está acontecendo. Portanto, o seu negócio deve estar atento para não ficar fora dessa nova tendência.

 

 

Como a Colortel pode te ajudar?

A Colortel contribui para a Economia Circular muito antes do termo ser conhecido no mercado. Presente desde 1973 com um modelo de negócio inovador de terceirização da gestão de equipamentos eletrônicos e sistemas de refrigeração, a Colortel acredita no uso racional dos insumos. Através do modelo da terceirização, a empresa se responsabiliza pelo bom funcionamento dos equipamentos e pelo descarte adequado de todas as sucatas eletrônicas. Conheça estas e outras vantagens da terceirização de equipamentos.

Nos orgulhamos de adotar políticas de desenvolvimento sustentável. Saiba mais sobre os nossos aparelhos de refrigeração e eletrônicos ou fale com um de nossos especialistas!