Pesquisar
Close this search box.

Colortel traz conteúdo exclusivo para Equipotel 2021

Nos dias 22 a 25 de novembro, a Colortel esteve presente no maior evento de hospitalidade da América Latina, a Equipotel, que ocorreu no São Paulo Expo. O evento reuniu lançamentos, boas práticas, experiências e tendências mundiais do segmento da hotelaria, além de uma vasta gama de produtos e serviços do setor.

Palestras marcam a participação da Colortel

Durante o evento, trouxemos a Colortel Touch, um espaço exclusivo de aprendizado e trocas, em parceria com a HotelNews. Alguns especialistas marcaram presença, contribuíram com debates muito interessantes e conteúdos exclusivos sobre as principais tendências da hotelaria e do turismo, para este período de retomada.

Confira tudo o que aconteceu na Colortel Touch by Hotelnews:

  1. Desmistificando o ECAD: entenda a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais na hotelaria. 

Isabel Amorim Sicherle (ECAD) e Orlando de Souza (FOHB – Fórum de Operadores de Hotéis do Brasil) levantaram a pauta sobre o pagamento de direitos autorais de músicas reproduzidas em ambientes da hotelaria. Para Isabel, essa é a oportunidade de reconhecimento em outros setores, tais como televisivas e radiofônicas.

Em um debate, Orlando enfatizou que a falta de reconhecimento também prejudica a visibilidade do artista, categorizado para diferentes entendimentos sobre o que é público ou não. 

  1. Hotelaria e desenvolvimento econômico – análise do efeito gerador de emprego e renda nas diferentes regiões do país. 

Neste painel, Mariana Aldrigui (Professora e pesquisadora da USP e Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio SP) apresentou o tema sob a ótica da compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais. De acordo com a palestrante, o turismo não é um único setor econômico, e em cada destino existe uma realidade com tipos de serviços, níveis de capacitação e diversificação da economia. Além disso, considerando as atuais demandas do turismo brasileiro, é um grande setor de investimentos.

  1. Revelando o segredo do sucesso da multipropriedade e suas oportunidades

Luciana Kuzuhara (Gerente sênior de Novos Negócios da Wyndham), abordou um dos assuntos mais presentes no setor, a multipropriedade. Esta tendência trata-se da venda fracionada de um imóvel de lazer localizado em um destino turístico, considerando aspectos operacionais, como, fluxo de hóspedes, serviços e funcionários, ou seja, serviços hoteleiros básicos.

  1. Como potencializar o resultado do seu hotel no mundo em transformação

De acordo com Giuliana Preziosi (Sócia na Conexão Trabalho Consultoria e especialista em Sustentabilidade), até 2050, 80% das empresas que existem hoje vão deixar de existir, segundo a Singularity University. Mas a pergunta é, como estamos lidando com essas mudanças globais?

Preziosi sugere que para se manter estável no ramo hoteleiro, ter um propósito é essencial e ainda reiterou a  importância dos gestores questionarem e definirem os reais valores do seu negócio.  

  1.  O Poder da hotelaria para influenciar um novo comportamento ambiental

Nesta palestra, Vitor Leal Pinheiro (representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA/ONU), trouxe uma forte mensagem de incentivo ao setor da hotelaria para que abracem a causa da sustentabilidade. “O plástico é invisível até virar poluição e se não formos capazes de visualizá-lo antes que ele chegue a esse ponto, não vamos conseguir evitar sua disseminação. A conscientização tem que ser iniciada no momento em que está sendo consumido!”

  1.  A importância do place branding para o sucesso da hotelaria

Luis Grottera (consultor de marcas da Rosemberg Grottera Business & Branding) abordou a diferença entre o place branding e o branding de hotéis. O primeiro passo é identificar as principais diferenças dos papéis desempenhados entre o hotel e o destino. O processo de escolha do público-alvo, segundo o palestrante, é estabelecido em 4 estágios: conhecimento, interesse, desejo e ação concreta. Grottera ainda alertou  sobre a quem cabe a tarefa de despertar a atenção e interesse do viajante pelo destino turístico: “Hoje da forma como o mercado é construído, basicamente essa função cabe aos hotéis, mas essa é uma decisão completamente equivocada!” 

  1.  Hotéis lifestyle: a nova cara da hotelaria

Nesta palestra, Abel Castro (VP sênior de Desenvolvimento e relação com investidores da Accor para a América do Sul)  apresentou o novo conceito dos hotéis Lifestyles. Segundo o palestrante, a personalidade é um dos principais fatores de sucesso, por estarem vinculados a experiências únicas, oferecendo a sensação de “em casa, fora de casa”. 

Abel destacou algumas condições que determinam uma operação Lifestyle, como: microlocalização animada, vibração urbana, proximidade com geradores de demanda, alta visibilidade e proximidade com transporte público. 

8. O case Olímpia-SP: como a procura por petróleo encontrou o turismo e uma hotelaria próspera

He ber Garrido (O Diretor de Marketing e Vendas do Hot Beach Park & Resort), encerrou o ciclo de palestras da Colortel Touch apresentando o Case Olímpia – SP. Neste Case de Sucesso, os investimentos do setor privado deflagraram um período de desenvolvimento econômico a partir da construção civil, que logo evoluiu para a hotelaria e o setor de entretenimento. Hoje, Olímpia está a ponto de se consolidar como um dos grandes destinos do turismo nacional. 

A hotelaria é um dos principais segmentos de atuação da Colortel. Atuamos há mais de 48 anos com este setor e nos orgulhamos de conhecer o ambiente hoteleiro, suas restrições e especificidades para oferecer a melhor solução aos principais hotéis do país.

Fiquem atentos aos nossos próximos conteúdos, pois iremos apresentar com mais detalhes os temas debatidos na Colortel Touch.

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!