Nos dias 22 a 25 de novembro, a Colortel esteve presente no maior evento de hospitalidade da América Latina, a Equipotel, que ocorreu no São Paulo Expo. O evento reuniu lançamentos, boas práticas, experiências e tendências mundiais do segmento da hotelaria, além de uma vasta gama de produtos e serviços do setor.
Durante o evento, trouxemos a Colortel Touch, um espaço exclusivo de aprendizado e trocas, em parceria com a HotelNews. Alguns especialistas marcaram presença, contribuíram com debates muito interessantes e conteúdos exclusivos sobre as principais tendências da hotelaria e do turismo, para este período de retomada.
Confira tudo o que aconteceu na Colortel Touch by Hotelnews:
Isabel Amorim Sicherle (ECAD) e Orlando de Souza (FOHB – Fórum de Operadores de Hotéis do Brasil) levantaram a pauta sobre o pagamento de direitos autorais de músicas reproduzidas em ambientes da hotelaria. Para Isabel, essa é a oportunidade de reconhecimento em outros setores, tais como televisivas e radiofônicas.
Em um debate, Orlando enfatizou que a falta de reconhecimento também prejudica a visibilidade do artista, categorizado para diferentes entendimentos sobre o que é público ou não.
Neste painel, Mariana Aldrigui (Professora e pesquisadora da USP e Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio SP) apresentou o tema sob a ótica da compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais. De acordo com a palestrante, o turismo não é um único setor econômico, e em cada destino existe uma realidade com tipos de serviços, níveis de capacitação e diversificação da economia. Além disso, considerando as atuais demandas do turismo brasileiro, é um grande setor de investimentos.
Luciana Kuzuhara (Gerente sênior de Novos Negócios da Wyndham), abordou um dos assuntos mais presentes no setor, a multipropriedade. Esta tendência trata-se da venda fracionada de um imóvel de lazer localizado em um destino turístico, considerando aspectos operacionais, como, fluxo de hóspedes, serviços e funcionários, ou seja, serviços hoteleiros básicos.
De acordo com Giuliana Preziosi (Sócia na Conexão Trabalho Consultoria e especialista em Sustentabilidade), até 2050, 80% das empresas que existem hoje vão deixar de existir, segundo a Singularity University. Mas a pergunta é, como estamos lidando com essas mudanças globais?
Preziosi sugere que para se manter estável no ramo hoteleiro, ter um propósito é essencial e ainda reiterou a importância dos gestores questionarem e definirem os reais valores do seu negócio.
Nesta palestra, Vitor Leal Pinheiro (representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA/ONU), trouxe uma forte mensagem de incentivo ao setor da hotelaria para que abracem a causa da sustentabilidade. “O plástico é invisível até virar poluição e se não formos capazes de visualizá-lo antes que ele chegue a esse ponto, não vamos conseguir evitar sua disseminação. A conscientização tem que ser iniciada no momento em que está sendo consumido!”
Luis Grottera (consultor de marcas da Rosemberg Grottera Business & Branding) abordou a diferença entre o place branding e o branding de hotéis. O primeiro passo é identificar as principais diferenças dos papéis desempenhados entre o hotel e o destino. O processo de escolha do público-alvo, segundo o palestrante, é estabelecido em 4 estágios: conhecimento, interesse, desejo e ação concreta. Grottera ainda alertou sobre a quem cabe a tarefa de despertar a atenção e interesse do viajante pelo destino turístico: “Hoje da forma como o mercado é construído, basicamente essa função cabe aos hotéis, mas essa é uma decisão completamente equivocada!”
Nesta palestra, Abel Castro (VP sênior de Desenvolvimento e relação com investidores da Accor para a América do Sul) apresentou o novo conceito dos hotéis Lifestyles. Segundo o palestrante, a personalidade é um dos principais fatores de sucesso, por estarem vinculados a experiências únicas, oferecendo a sensação de “em casa, fora de casa”.
Abel destacou algumas condições que determinam uma operação Lifestyle, como: microlocalização animada, vibração urbana, proximidade com geradores de demanda, alta visibilidade e proximidade com transporte público.
He ber Garrido (O Diretor de Marketing e Vendas do Hot Beach Park & Resort), encerrou o ciclo de palestras da Colortel Touch apresentando o Case Olímpia – SP. Neste Case de Sucesso, os investimentos do setor privado deflagraram um período de desenvolvimento econômico a partir da construção civil, que logo evoluiu para a hotelaria e o setor de entretenimento. Hoje, Olímpia está a ponto de se consolidar como um dos grandes destinos do turismo nacional.
A hotelaria é um dos principais segmentos de atuação da Colortel. Atuamos há mais de 48 anos com este setor e nos orgulhamos de conhecer o ambiente hoteleiro, suas restrições e especificidades para oferecer a melhor solução aos principais hotéis do país.
Fiquem atentos aos nossos próximos conteúdos, pois iremos apresentar com mais detalhes os temas debatidos na Colortel Touch.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco