Pesquisar
Close this search box.

Ar condicionado: vilão ou defensor no controle da Covid-19?

Diante das inúmeras medidas de prevenção que temos visto durante a pandemia do Coronavírus, dúvidas surgem sobre quais ações e atitudes são realmente corretas para ajudar a evitar a contaminação da Covid-19.

Uma questão que tem sido muito recorrente é em relação ao uso dos aparelhos de ar condicionado e qual a consequência do seu funcionamento em ambientes fechados. Embora fale-se da possibilidade do ar condicionado ajudar a espalhar o vírus, há estudos que dizem que o aparelho pode auxiliar na prevenção da disseminação viral.

Sabemos que o uso de sistemas de climatização em diferentes ambientes, como hospitais, supermercados, farmácias, shoppings e estabelecimentos comerciais, contribuem para o bem-estar e para a produtividade dos cidadãos. Um ambiente sem climatização ou ventilação se tornam insalubres e podem causar danos à saúde de quem o frequenta.

Em julho de 2020, o New York Times procurou especialistas em aquecimento, refrigeração e ar condicionado para obter respostas sobre os possíveis riscos gerados pelos sistemas de ar-condicionado. Segundo eles, deixar o ar-condicionado desligado impossibilita que haja circulação do ar dentro do ambiente e isso pode aumentar o risco de infecção. O mais interessante nesses casos é abrir as janelas e usar ventiladores para trazer ar fresco e limpo de fora para diluir as concentrações de possíveis contaminantes. Caso não seja possível abrir as janelas, eles sugerem utilizar um bom filtro HEPA ou algum purificador de ar.

No Brasil, a ABRAVA (Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) destacou algumas medidas preventivas que podem ajudar a evitar a propagação do vírus no ambiente. De acordo com a associação, quatro itens são essenciais para que se garanta a qualidade do ar, lembrando, sempre que não há estudos ou evidências científicas de que estas medidas sejam suficientes para conter ou minimizar os efeitos da pandemia. São eles:

  • Renovação do Ar: ação que garante a ventilação e circulação do ar;
  • Filtragem: ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas;
  • Controle de temperatura e umidade: esse controle contribui com a saúde das pessoas e também inibe a proliferação de determinados organismos;
  • Monitoramento da qualidade do ar: mantém o nível de CO² dentro dos índices determinados, sendo, assim, uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em locais fechados;

O que vai fazer diferença, portanto, além dos filtros e purificadores de ar, é contar com um sistema de refrigeração adequado (bem projetado) e bem administrado. A manutenção e limpeza dos aparelhos são grandes aliadas na prevenção da propagação de muitos agentes virais, e asseguram que o ar que respirado esteja adequado às necessidades das pessoas que circulam nos ambientes fechados.

Segundo Roberta Sellera, gerente da filial Campinas da Colortel, neste momento de pandemia, é necessário que seja mantida a periodicidade mensal de limpeza dos equipamentos com produtos higienizadores adequados. “Lembrando que, quando tratamos de higienização de ar condicionado, não podemos nos agarrar à simples limpeza de filtro, que é comumente conhecida. A limpeza de carenagens, turbinas e outras peças é igualmente importante para garantir que o equipamento climatize de forma correta o ambiente”.

Portanto, os estabelecimentos precisam se preocupar em projetar corretamente os sistemas de refrigeração e renovação de ar, atendendo assim ao que estabelece as NBR 16.401 e Resolução nº 9 da ANVISA, referente ao PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).

“Hoje, infelizmente, a maioria dos estabelecimentos não se preocupam em projetar em seus ambientes um sistema de refrigeração com troca de ar adequada. Portanto, ficamos expostos a equipamentos, muitas vezes, inadequados, sem manutenção ou higienização. Dessa forma, o ar condicionado se torna o grande vilão. O sistema de filtragem do aparelho depende inteiramente de uma higienização adequada e, quando isso não ocorre, o mesmo pode jogar no ambiente diversos microrganismos, também nocivos à saúde”, ressalta Roberta.

Como a Colortel pode ajudar

Sendo assim, mesmo com o retorno das atividades, é de suma importância que os ambientes climatizados estejam em condições adequadas para garantia da segurança de todos. Então, vale ressaltar mais uma vez que a manutenção e limpeza periódica devem ser mantidas sob todos os aspectos e profissionais capacitados devem ser contratados para este serviço.

A Colortel é uma empresa completa para ajudar nesse momento! Engenheiros e técnicos capacitados realizam uma avaliação criteriosa do ambiente a ser refrigerado, executando projetos novos de climatização e podendo, inclusive, remodelar projetos existentes para torná-los adequados. Mas a obrigação com o cliente vai muito além do projeto em si.

Os profissionais realizam periodicamente as manutenções necessárias, avaliações de rendimento das máquinas, reposição de peças para funcionamento pleno dos aparelhos e, principalmente, a higienização com periodicidade recomendada por engenheiros capacitados e com produtos aprovados pelos órgãos competentes. Sob palavras da Gerente de Campinas, pode-se dizer que “a Colortel é responsável por transformar vilões em sistemas capazes de ajudar no combate ao Coronavírus e outros“.

Para saber mais sobre nossos serviços de terceirização, fale com um de nossos especialistas!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!