Neste terceiro artigo da série “Tendências e desafios da saúde privada no Brasil”, aproveitando o Dia Mundial da Saúde, abordamos a dimensão tecnológica da saúde, trazendo dados e pesquisas recentes de como novas tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, robotização, wearables e comando por voz têm ganhado espaço no setor de saúde.
Segundo pesquisa da revista Forbes, publicada em novembro de 2018, as novas tecnologias terão um impacto bastante expressivo em 2019. As inovações tecnológicas vêm permitindo que o mercado caminhe em direção a formas mais precisas e personalizadas de realizar diagnósticos e tratamentos complexos.
Por meio da identificação de padrões de dados, por exemplo, já é possível detectar um possível desenvolvimento de doenças a partir do histórico pessoal, familiar e do estilo de vida de cada paciente, oferecendo a ele melhor resultado e maior segurança no atendimento. O avanço tecnológico tem permitido o desenvolvimento de pílulas inteligentes, lentes de contato que coletam níveis de glicose no sangue, maior qualidade em exames de imagens e cirurgias mais assertivas.
O ano de 2019 verá o impacto contínuo dessas inovações, assim como o surgimento de soluções integradas. E, em pouco tempo, será possível acessar todo o histórico pessoal e familiar do paciente a qualquer hora e de qualquer lugar, com base em informações personalizadas coletadas através dos dispositivos conectados.
Futuramente, as tecnologias anteciparão a ocorrência de epidemias e doenças, permitindo tomar medidas preventivas que diminuam os riscos para a população e o custo da Saúde. Isso reduzirá as idas dos pacientes aos consultórios e hospitais e elevará a qualidade de vida. Listamos abaixo algumas dessas tendências que já são realidade no setor:
Porém, é necessário ressaltar que, quando se fala da aplicação e uso cotidiano destas tecnologias inovadoras, ainda há um longo caminho a ser percorrido para a efetivação dessas tendências no Brasil. Para que a Era da Informatização seja eficaz no setor, os hospitais e clínicas precisam desenvolver estratégias que prepararem as instituições para a mudança e contar com equipes qualificadas e capacitadas no uso de tecnologia de maneira eficiente.
A grande questão que se coloca para o setor é que todas estas tecnologias demandam altos investimentos e foco de sua gestão no core business. Neste sentido, pode ser interessante para as instituições da saúde optarem por novos modelos de gestão. A terceirização de atividades de menor valor agregado vêm se tornando muito frequente em redes hospitalares de todos os portes. Esta tendência avança à medida que o setor percebe que serviços administrativos, de suporte e gestão de facilities não devem ser o foco de atuação dos gestores hospitalares.
Diante deste cenário, fica claro que administrar um estabelecimento da saúde é uma tarefa de alta complexidade, principalmente neste momento de mudanças econômicas, setoriais e tecnológicas. Por isso, há mais de 45 anos, ajudamos as instituições da saúde a focarem todos os seus esforços no seu negócio. Temos mais de 30.000 aparelhos terceirizados para o setor da saúde.
Ao terceirizar seu parque de refrigeração e equipamentos eletrônicos com a Colortel, o gestor hospitalar consegue focar toda sua atenção no paciente, enquanto nossa equipe de especialistas se ocupa da gestão das facilities, desde o projeto customizado, avaliando seu atual parque, até a instalação, manutenções e modernizações dos equipamentos.
Além de capacitados tecnicamente e certificados, nossos profissionais são treinados para respeitar as normas e legislações requeridas no ambiente hospitalar.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco