Você conseguiria viver em mundo sem tecnologia? Antes dos anos 2000, era fácil imaginar nossas vidas sem os ambientes virtuais. Mas, se antes a tecnologia era tratada como supérflua, hoje ela é vista como uma extensão de nós mesmos, algo essencial no dia a dia.
Naturalmente, a adaptabilidade tecnológica deu-se a partir do crescimento de sua adesão. Conforme o aumento de sua popularidade, outros campos passaram a ser explorados. Isto é, ambientes onde a tecnologia era uma vilã passaram a tratá-la como uma aliada. E, assim, foram descobertos novos usos para os equipamentos tecnológicos.
Em um primeiro momento, por exemplo, o uso da tecnologia no contexto educacional era reprimido, pois seu uso desenfreado poderia trazer malefícios para o desempenho escolar. Contudo, com o passar dos anos, novos estudos comprovaram como a inovação tecnológica pode agregar novas perspectivas dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Sendo assim, os ambientes escolares passaram a utilizar recursos tecnológicos visando abraçar tendências que estimulam o pensamento crítico e captam a atenção dos alunos, além de desenvolver importantes habilidades para o futuro no mercado de trabalho. Nesse sentido, equipamentos como, por exemplo, tela e lousa digital interativa, projetor de imagem, televisor, computador, notebook, tablet e Chromebook foram integrados às salas de aula para ampliar os canais de estudo e melhorar a qualidade do ensino.
Você quer saber como inserir recursos interativos no contexto educacional? Continue a leitura para saber como diferentes equipamentos tecnológicos podem agregar no processo de aprendizagem dentro da sala de aula.
Saiba mais: Estudo aponta as tecnologias de Inteligência Artificial que serão utilizadas na educação até 2030.
A tecnologia em sala de aula teve sua eficácia constantemente discutida por pais, professores e pedagogos desde seu surgimento. Entretanto, o novo modelo educativo vigente não abre espaço para discussões acerca de sua inserção no ambiente escolar, mas sim sobre seu controle. Com ferramentas de rastreamento online e bloqueio de sites, a utilização da internet deixa de ser uma preocupação latente, principalmente para os pais.
Dessa forma, equipamentos como telas digitais interativas, computadores, notebooks, Chromebooks e tablets podem ser usados de forma interligada para potencializar o rendimento escolar, criando alternativas mais divertidas e lúdicas para o ensino. Além disso, os aparelhos de uso individual auxiliam o aluno a ter acesso a um grande leque de materiais, vídeos e livros, que não caberiam em uma biblioteca física escolar. Ademais, a atenção do estudante é captada de forma mais eficaz a partir do momento em que a escola se aproxima da realidade do aluno, ou seja, do mundo virtual, que representa uma parte significativa do dia a dia dos jovens.
Com o avanço da sociedade e, consequentemente, o surgimento de alterações no sistema educativo, a necessidade de o aluno contribuir na construção de seu próprio conhecimento torna-se eminente. Sendo assim, não há mais espaço para alunos passivos e enfileirados em sala de aula. O processo de ensino-aprendizagem é ativo, exigindo colaboração de ambas as partes. Nesse contexto, ferramentas tecnológicas como, por exemplo, o painel digital interativo, ganham destaque. A partir desse equipamento, simulações virtuais passam a fazer parte do contexto educacional.
A interação digital permite o uso de gamificação no ensino, artifício capaz de estimular a criatividade e diferentes formas de expressão. Além disso, o painel digital interativo e outros recursos de tecnologia impulsionam o desenvolvimento do raciocínio lógico de maneira coletiva, o que pode contribuir para a melhora no rendimento escolar.
Saiba mais: As principais tendências da educação no Brasil e no mundo.
Já imaginou ter recursos visuais dinâmicos durante a aula? Poder assistir à queda do muro de Berlim, ao movimento das Diretas Já, ao ataque às Torres Gêmeas, entre muitos outros acontecimentos históricos relevantes. A utilização de televisores enriquece aulas de diferentes disciplinas de maneira vívida, assim como os projetores de imagens, que ainda saem na frente considerando sua fácil portabilidade para fora da sala de aula.
A qualidade do ensino muda à medida que recursos tecnológicos são inseridos. Pode-se notar que a tecnologia na sala de aula veio para ficar. Por que não abraçar essa tendência? Entre em contato com a Colortel para integrar a tecnologia ao seu ambiente escolar.
Atuando junto ao setor da educação há mais de 50 anos, nós procuramos entender os desafios dos gestores e oferecer as soluções que mais se adequem às necessidades de cada instituição de ensino.
Compreendendo as tendências que estão transformando o segmento de Educação e implementando as mudanças corretas – sem precisar se preocupar com manutenções ou atualizações de equipamentos – sua escola poderá gerenciar o orçamento de forma mais eficiente e oferecer uma excelente infraestrutura aos seus alunos.
Com a Locação Inteligente Colortel você ganha agilidade, qualidade e economia. Entre em contato com nossa equipe comercial para saber mais sobre o melhor serviço de terceirização de refrigeração e eletrônicos do Brasil, com 50 anos de atuação e 10 filiais que atendem a todas as regiões do país.
Para todos os negócios. Para todos os tamanhos. Na ponta do lápis, é muito melhor contar com a Colortel.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco