Pesquisar
Close this search box.

A importância da manutenção preventiva do ar-condicionado

Esta semana, a queda de um ar-condicionado do alto de um edifício no Rio de Janeiro foi noticiado na mídia, pelo O Globo, e nos chama a atenção, pois é o tipo de situação de negligência que poderia ter sido evitada com a correta gestão e manutenção do aparelho.

Em cidades do litoral, estes acontecimentos têm sido recorrentes por conta da maresia. A maresia tem um poder corrosivo altíssimo que consegue danificar rapidamente qualquer produto, seja celular, câmeras, televisores e, até mesmo, condicionadores de ar.

Apesar das partes externas do ar-condicionado serem feitas para suportar as adversidades climáticas, o aparelho pode sofrer com os danos causados pela chuva, maresia, poluição, e outros tipos de umidade acumulada ao longo do tempo. E por isso, a manutenção é tão importante.

A manutenção preventiva, higienização, limpeza e checagem periódica ajudam a combater estes efeitos causados pela corrosão. Caso a manutenção não seja realizada periodicamente e da forma correta, isso ocasionará uma menor vida útil e perda de eficiência dos aparelhos.

Contudo, o cuidado com os aparelhos parece não fazer parte da rotina da maioria das empresas e domicílios no Brasil. E, muitas vezes, esse problema já começa com a escolha errada do suporte, com equipamentos sem procedência ou com materiais que não são adequados para aquele tipo de ambiente. Selecionar um suporte que não é apropriado pode causar uma série de problemas, desde situações mais simples, como manchas na parede, até acidentes mais graves, como é o caso da queda da condensadora, que pode vir a ferir seriamente algum pedestre.

Segundo o presidente do Departamento Nacional de Manutenção e Instalação da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), José Carlos Kelvin, a manutenção é o que vai garantir vida longa ao equipamento e o bem-estar de todos. Sendo assim, a avaliação da peça que sustenta o ar-condicionado precisa ser mensal, assim como a manutenção de todo o aparelho.

A importância da manutenção preventiva

manutenção preventiva consiste em realizar constantemente ajustes que visam a conservação dos materiais. Ela é a grande responsável por garantir o aumento da vida útil dos aparelhos, a melhoria da eficiência dos equipamentos e da qualidade do ar, a diminuição dos ruídos, maior conforto térmico, a preservação da saúde das pessoas que frequentam o ambiente, dentre outros inúmeros benefícios.

Assim, é possível minimizar o risco de falhas e eliminar defeitos que possam se tornar problemas maiores no futuro. Quando você é pego de surpresa por danos que poderiam ter sido resolvidos antecipadamente, o prejuízo e a dor de cabeça se tornam maiores.

Além disso, não se esqueça: é lei! A Lei 13.589/2018, referente ao PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), determina que todos os edifícios, públicos ou privados, devem fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. O PMOC visa garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, grau de pureza e presença de partículas nocivas, minimizando, assim, possíveis riscos à saúde das pessoas presentes no local.

Porém, quando pensamos em manutenção do ar-condicionado, muitas vezes, nos atentamos apenas a limpeza, troca de peças, teste de estanqueidade, instalação de sifões, entre outras atividades internas necessárias. Mas além da parte interna, é preciso estar atento à manutenção externa desses equipamentos, muitas vezes esquecida. Quando isso é negligenciado, pode causar prejuízos onerosos para o seu negócio e, até mesmo, provocar acidentes.

Como posso manter meus equipamentos em pleno funcionamento?

Para manter seus equipamentos em pleno funcionamento e com a manutenção em dia, é importante  contar com uma empresa especializada e com conhecimento técnico, que possa avaliar as condições e necessidades de cada tipo de ambiente, como a localização, o tamanho, quantas pessoas frequentam aquele local e a capacidade elétrica, por exemplo

A Colortel é líder nacional em terceirização de equipamentos eletrônicos e de refrigeração. Nossos projetos técnicos de refrigeração são desenhados de forma personalizada, considerando as necessidades de nossos clientes para manter seu moderno parque de equipamentos e alta disponibilidade das instalações.

Nossos serviços de terceirização incluem, além da instalação e da gestão, todas as manutenções preventivas e corretivas necessárias, com um time de profissionais altamente qualificados e competentes. Nos preocupamos sempre que nossos equipamentos instalados nos clientes estejam em condições adequadas de limpeza, instalação, operação e controle.

Deixe que a Colortel se encarregue dos serviços de terceirização e gestão de seus equipamentos!

 Fale com nossos profissionais!

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!