Pesquisar
Close this search box.

A gamificação como aliada do processo de ensino-aprendizagem

As mudanças no calendário escolar colocaram as escolas diante de uma nova realidade de substituição das aulas presenciais pelas aulas online e, com isso, surgiram novos desafios, como manter a atenção e o interesse dos alunos pelas aulas virtuais, além da capacitação do corpo docente em novas tecnologias digitais.

A falta de concentração e desatenção já era algo recorrente dentro do ambiente escolar, mas agora se torna um problema ainda maior fora das salas de aula, uma vez que estar em casa, no conforto e com opções de lazer disponíveis faz com que seja mais difícil não se distrair e se manter concentrado. Outro fator que influencia na distração dos estudantes é o uso das redes sociais, principalmente para essa geração tão tecnológica e conectada.

Sabendo disso, professores e gestores escolares têm se proposto a pensar em como tornar os alunos mais envolvidos nas aulas e menos nos seus aparelhos celulares. Nesse cenário, pensar na aplicação de metodologias ativas no ambiente online, como a gamificação, pode ser uma solução para manter os estudantes engajados e garantir um aprendizado mais efetivo.

A gamificação surge para despertar o interesse, aumentar a participação e autonomia dos alunos, tornar o aprendizado mais dinâmico e prazeroso e melhorar a qualidade do ensino. Isso tudo acontece através da utilização de jogos e dinâmicas, através de recursos como avatares, desafios, rankings, pistas, enigmas, prêmios, entre outros.

Sendo assim, as instituições escolares começaram a utilizar estas novas técnicas como aliadas para a educação, e essa pode ser uma tendência não só em tempos de Coronavírus, mas também para o futuro.

 

A gamificação estimular competências socioemocionais

A gamificação é capaz de estimular competências socioemocionais, como interatividade, criatividade, persistência, disciplina, concentração, cooperação ou superação. Saiba com detalhes algumas delas:

  • Interatividade: os alunos precisam tomar decisões a partir da interação com diferentes cenários, personagens e acontecimentos. Isso significa contar com a colaboração entre todos e interagir com as outras pessoas.
  • Resolução de problemas: alunos devem usar a criatividade para resolver situações-problema com os recursos disponíveis.
  • Alcance de objetivos e metas: toda informação serve para um propósito. Eles buscam, assim, estar sempre aprimorando e se desenvolvendo para poder alcançar os objetivos propostos.
  • Trabalho em equipe: é preciso combinar recursos e habilidades para resolver situações-problema e alcançar o resultado desejado. Assim, o aluno tem a oportunidade de ouvir e contribuir com ideias, ajudando a melhorar o processo e deixando lições para os novos participantes.
 

Como acontece a utilização da Gamificação na educação

Sua utilização na educação tem se mostrado bastante útil não só na maximização do aprendizado, mas também na motivação e no engajamento do aluno na resolução de desafios e tarefas. O professor pode explorar a gamificação através de jogos já existentes, ou por meio de certas dinâmicas ou ferramentas interativas com a turma.

Elementos e recursos como missões, pontuações, prêmios, avatares, cenários, rankings e recompensas são utilizados pelos educadores para que os alunos aprendam a lidar com obstáculos. Sendo assim, em um ambiente descontraído e dinâmico, os estudantes são desafiados, interagem, trabalham em equipe e recebem estímulos para continuar o jogo.

A cada fase alcançada, feedbacks imediatos são dados para oferecer segurança e permitir que o aluno refaça a estratégia para vencer os desafios. Assim, o rendimento é avaliado em tempo real, diferente dos métodos tradicionais, onde o desempenho dos estudantes costuma ser demorado.

Todos esses elementos – como feedbacks em tempo real e recompensas – prendem a atenção e motivam o aluno, proporcionando uma evolução rápida no aprendizado e um entendimento maior sobre seus pontos fortes e fracos.

A gamificação é uma aposta do sistema educacional do século XXI e uma grande aliada no processo de aprendizagem e veio para ficar, tanto nas aulas online, mas também no ensino presencial.

 

Como a Colortel pode ajudar?

Propiciar um ambiente lúdico e divertido em sala de aula através da gamificação é uma ótima forma de capturar a atenção dos alunos, estimulando não apenas o seu desenvolvimento cognitivo, mas também todas as competências socioemocionais.

Sendo assim, para que a sua escola esteja totalmente focada nas mudanças e tendências da educação, por que não optar pela terceirização de serviços complementares? Dessa forma, a sua escola terá destaque no mercado e estará um passo à frente na gestão educacional.

Contratando a Colortel, os seus profissionais não precisarão estar voltados para atividades que são associadas ao seu core business. Deixe que a Colortel fique responsável pela gestão dos seus aparelhos de refrigeração e eletrônicosFale com um de nossos especialistas!

 

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!