Pesquisar
Close this search box.

Como a terceirização pode otimizar a gestão de facilities

Administrar um negócio é um processo bastante desafiador e complexo, pois envolve inúmeras responsabilidades como administração de serviços, controles financeiros, contratação de novos funcionários, gerenciamento de facilities, entre outras atividades.

A gestão de facilities, por exemplo, que engloba o cuidado com a estrutura do local, com os equipamentos e com os serviços em geral, é crucial para o bom desempenho do negócio. A falta de uma gestão estruturada de facilities pode acarretar maiores custos, retrabalho e erros operacionais. Sendo assim, contar com um bom time de profissionais e gestores é importante para que as empresas funcionem plenamente, independente do seu porte ou setor.

Mas saiba que quanto maiores e mais complexas forem as organizações, maior será a necessidade de contar com a gestão de facilities. Imagine um hospital, com uma grande estrutura, centenas de profissionais trabalhando e um fluxo constante de pacientes e visitantes diariamente. Esse ambiente demanda um gerenciamento complexo de diferentes tipos de serviços, seja de segurança, limpeza, manutenção de equipamentos, logística, serviços administrativos, ou na recepção.

Contudo, administrar esses serviços acaba tomando muito tempo das lideranças das empresas e desviando o foco de atividades que seriam mais estratégicas para o negócio. Além disso, focar nesses serviços demanda tempo e recurso.

Sendo assim, terceirizar se torna uma opção vantajosa para otimizar a gestão dos facilities. Isso porque a terceirizada passa a assumir o controle das responsabilidades operacionais, otimizando o gerenciamento de recursos e maximizando a qualidade dos serviços e a produtividade das equipes.

Terceirizada assume as responsabilidades operacionais

Segundo dados da Fiesp, cerca de 70,9% das empresas que utilizam serviços terceirizados, escolhem esse modelo pela melhor performance nas atividades. Vamos usar novamente os hospitais como exemplo.

Administrar um hospital definitivamente não é uma tarefa fácil, em razão, principalmente, da alta complexidade das atividades que são demandadas diariamente. Agora, imagine um hospital funcionando sem qualquer serviço de manutenção de equipamentos ou limpeza. Não vai funcionar corretamente, certo? Por isso que a gestão de facilities é tão importante.

Contudo, utilizar o tempo de médicos e gestores para lidar com outros serviços, como limpeza, segurança, recepção ou manutenção, é desviar o foco da atividade fim. E isso pode ser muito perigoso.

Pense, então, como seria não precisar se preocupar com serviços de instalação, manutenção ou troca de peças de seus equipamentos de refrigeração. É nesse ponto que a terceirização da gestão de facilities se torna altamente favorável para o bom funcionamento das instituições hospitalares, e em outros setores também.

Investir na terceirização permite reduzir custos e eliminar burocracias

A terceirização ajuda a eliminar o tempo gasto com atividades que não são a atividade principal da empresa. Dessa forma, os profissionais podem se concentrar em gerenciar os assuntos estratégicos para o negócio, sem precisarem investir tempo e recursos com outras questões.

Em contrapartida, sua empresa pode contar com uma equipe capacitada e treinada, que já possui um know-how sobre o mercado e assuntos técnicos específicos. Outra vantagem da terceirização é a redução de custos. Uma pesquisa realizada ABRAFAC apontou que o investimento em gestão de facilities pode gerar um impacto de até 20% de economia com infraestrutura de uma empresa.

Afinal de contas, a empresa terceirizada fica responsável por todas as questões legais e burocráticas, além de custos extras, como custos de seleção, encargos trabalhistas, investimentos em treinamentos, alimentação, cursos e qualificações, EPI’s e uniformes, entre outros gastos. E tudo isso não gera só custos, mas uma quantidade enorme de burocracia.

Resumindo, ao optar pela terceirização de atividades não ligadas diretamente ao negócio, as atividades externas passam a ser responsabilidade da empresa contratada.

Como a Colortel pode te ajudar

A equipe da Colortel se ocupa da gestão das facilities, que engloba soluções completas de refrigeração e equipamentos eletrônicos na área industrial.  A nossa gestão vai desde o projeto customizado, avaliando seu atual parque, até instalação, manutenções e modernizações dos equipamentos. Nosso objetivo é proporcionar sempre conforto e segurança a todos os clientes, para que eles possam estar focados apenas em produzir o que realmente gera valor para sua empresa. Quer saber mais? Fale com nossos profissionais.

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!