Pesquisar
Close this search box.

O Custo de Aquisição de um equipamento vai além do preço do produto

No artigo anterior, falamos sobre Custo Total de Propriedade (TCO) e como o cálculo desse custo auxilia as empresas a avaliarem se a aquisição gerou ou não um retorno positivo para o negócio. Se você ainda não sabe o que é ou como funciona, vale a pena dar uma conferida no conteúdo.

Neste blog, vamos falar sobre um dos custos envolvidos dentro do TCO: o custo de aquisição. É muito importante ter conhecimento sobre o custo de aquisição na hora de efetuar o cálculo corretamente.

Isto porque, inicialmente, quando uma empresa adquire um produto ou serviço, normalmente ela analisa apenas o preço inicial. Porém, é preciso considerar também outras despesas que acompanham a compra, e que podem estar ocultas num primeiro momento. Pois já no ato da compra há outros custos já envolvidos.

Sendo assim, embora o seu negócio consiga adquirir aparelhos por um preço relativamente vantajoso, pode ser que, no final, o custo de aquisição se torne elevado. É muito comum que empresas busquem opções de aquisição de equipamentos eletrônicos ou de refrigeração e encontrem produtos com valores ótimos para compra, deixando de lado a terceirização. Mas esses custos “ocultos” farão toda a diferença na análise final.

Afinal, o que é custo de aquisição?

Primeiro, vamos, então, explicar o que configura o custo de aquisição. Ele representa mais do que apenas o preço do equipamento. O custo total de aquisição é o cálculo que considera todos os fatores que envolvem a compra de um produto, além do valor unitário.

O que integra os custos de aquisição?

Dentro desses fatores a serem considerados estão: mão de obra, frete (deslocamento e entrega), impostos, despachante, estocagem, inspeção, conserto, entre outros. São considerados, portanto, todos os gastos relacionados à compra do material até a sua colocação em condições de uso.

A vantagem de terceirizar os serviços

Ao ser apresentado a todos esses fatores, o cliente passa a entender que é muito mais vantajoso contratar uma empresa do que adquirir o aparelho por conta própria, principalmente se for mais de um. Optar pela terceirização tem sido a alternativa que muitos gestores encontraram.

Assim, sempre que for orçar a compra de um produto, lembre-se de considerar o custo total de aquisição e quais as condições para que esses produtos cheguem até sua empresa. Até porque, devemos lembrar que a aquisição é apenas uma parte dos custos relacionados ao Custo Total de Propriedade (TCO). Existem outros custos envolvidos, como o de implementação, manutenção, produção, valor restante e descarte após a vida útil, que falaremos nos próximos artigos. Fiquem atentos aos próximos conteúdos!

 

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!