Pesquisar
Close this search box.

VRF: o que é e como funciona essa tecnologia

O mercado de climatização vem investindo, cada vez mais, em tecnologias mais econômicas, eficientes, seguras e ambientalmente conscientes. E uma dessas tecnologias é o sistema de refrigeração VRF (Volume de Refrigerante Variável), muito indicada para edifícios comerciais e residenciais de médio e grande porte. Neste blog, separamos tudo que você precisa saber sobre esse sistema de grande porte.

O que é um sistema VRF?

VRF é um sistema de ar-condicionado central multi-split, onde o fluxo de gás refrigerante é variável. Mas o que isso significa? Por ser variável, ele proporciona um controle maior da temperatura do ambiente e a otimização do sistema.

Seu grande diferencial está na combinação entre a tecnologia eletrônica e os sistemas de controle microprocessados, além da interligação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração.

Qual a diferença entre VRV e VRF?

VRV é apenas nome técnico e VRF é o nome popular. A sigla VRV significa Variable Refrigerant Volume, que é amplamente conhecido na indústria como Variable Refrigerant Flow (VRF).

E a diferença entre Multi Split e VRF?

Tanto o Multi Split como o VRF são equipamentos que contam com uma condensadora ligada a duas ou mais unidades internas. Contudo, o Multi Split é mais utilizado em residências, pois aceita até cinco evaporadoras e conta com uma capacidade de 3 HP. Já o VRF é mais comercial, apesar de também ser instalados em residências. Ele, por sua vez, aceita mais de 60 evaporadoras e tem mais de 100 HP de potência, alcançando maiores distâncias.

Vantagens do sistema Volume de Refrigerante Variável

  • Instalação de tubulações a longa distância;
  • Máxima eficiência energética e, consequentemente, redução do consumo de energia. Eles são responsáveis por 40 a 50% da redução de consumo de energia em prédios comerciais;
  • Oferece máximo conforto térmico e maior controle da temperatura;
  • São equipamentos silenciosos;
  • Conta com diversos tipos de evaporadoras, possibilitando customização em vários tipos de ambientes;
  • É considerado um dos sistemas mais modernos, versáteis e avançados do mercado;
  • Não prejudica a camada de ozônio. Seus fluídos refrigerantes são ecológicos, sem a utilização de cloro;
  • Possui um sistema inteligente que detecta falhas e informa qualquer anormalidade. Dessa forma, consegue prevenir possíveis danos;
  • A instalação dos sistemas VRF é simples e rápida;

Porém, é preciso ter em mente que a empresa que adquirir este equipamento precisará dispor de uma mão de obra capacitada para o projeto, instalação e manutenção. Esse equipamento exige maiores cuidados que um sistema Split convencional. Portanto, contar com uma empresa especializada neste tipo de serviço é essencial. Quer saber mais sobre nossos serviços de terceirização? Então, entre em contato com um de nossos especialistas!

 

Quer acelerar o seu negócio?

Podemos ajudar você!