A chegada do inverno faz crescer o número de doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, rinite e pneumonia. O tempo seco, as baixas temperaturas e a baixa umidade do ar favorecem o aumento de crises alérgicas, espirros, tosse seca, coriza, dores de cabeça e indisposição.
Mas não é só a mudança do clima que influencia no aumento dos problemas respiratórios. Com a queda da temperatura, as pessoas passam a se aglomerar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, contribuindo para a intensa propagação de vírus, germes e bactérias.
Com isso, o cuidado com a saúde deve ser ainda maior, especialmente em tempos de Coronavírus. Não há estudos que indicam que a temperatura mais baixa ajuda na propagação da Covid-19, mas a condição climática desfavorável pode agravar problemas respiratórios e deixar a imunidade baixa. Portanto, medidas devem ser tomadas e os cuidados devem ser redobrados.
Independentemente da estação do ano, a prevenção é o melhor caminho para minimizar os riscos de contágio. Sendo assim, as pessoas devem tomar algumas ações para se prevenir como, por exemplo, hidratar-se constantemente, praticar regularmente exercícios físicos e manter uma alimentação saudável. Além disso, é importante manter o ambiente sempre arejado e limpo, evitar locais lotados e fechados e higienizar as mãos, não só com água e sabão, mas também com álcool em gel 70%.
Contudo, não são só os cidadãos que devem se prevenir durante este período do ano. Empresas também precisam fazer sua parte, cuidando de seus sistemas de ar-condicionado. A poeira, que carrega sujeira, bactérias, fungos, ácaros e outras impurezas, se acumula nos filtros do aparelho, esteja ele desligado ou em funcionamento.
Com isso, a falta de manutenção e higienização do equipamento de refrigeração pode contribuir para a proliferação de micro-organismos nocivos, se tornando o grande vilão durante o inverno. Sendo assim, para que o equipamento esteja em perfeito funcionamento e não cause problemas à saúde humana, ele deve passar por limpezas e manutenções constantemente.
A manutenção correta do ar-condicionado, além de garantir o bem-estar dos indivíduos, permite também que o equipamento funcione com maior eficiência, reduzindo o gasto energético e aumentando o seu tempo de vida útil.
Não realizar a manutenção pode sobrecarregar o sistema. E uma vez que ele estiver sobrecarregado, não só a eficiência é comprometida, como o consumo de energia se torna maior, gerando um prejuízo financeiro para as empresas.
Dessa forma, mesmo que a população frequente ambientes fechados em dias mais frios, será possível garantir a circulação de um ar de boa qualidade e evitar a proliferação de germes, vírus e bactérias. Um ar com manutenção periódica e higienizado se torna um grande aliado no combate aos micro-organismos nocivos, evitando, assim, problemas de saúde e maiores contaminações.
Como a Colortel pode te ajudar?
Essa manutenção deve ser realizada regularmente por uma empresa especializada, com profissionais capacitados e certificados. A Colortel é líder no mercado em terceirização de aparelhos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contamos com profissionais certificados, preparados e experientes, com know-how diferenciado, capazes de oferecer um serviço de alta qualidade. Não deixe para a última hora! Realize a manutenção dos seus equipamentos de refrigeração!
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco