A medicina do futuro está caminhando aos poucos para a integração entre o conhecimento dos profissionais e o domínio de tecnologias de ponta. Os novos desafios dos profissionais da medicina passam por especializações em novas tecnologias e robótica.
Neste blog, vamos abordar especificamente sobre a telemedicina e a neuroproteção como alguns exemplos do uso da tecnologia a favor dos médicos e da sociedade.
A telemedicina é uma forma de ultrapassar barreiras culturais, socioeconômicas e geográficas. Ela permite que toda a população tenha acesso aos serviços e informações sobre a saúde.
Através dela, os médicos podem monitorar, atender e realizar procedimentos com pacientes a longas distâncias. Pessoas que moram longe dos centros urbanos são atendidas com qualidade e por profissionais de referência.
Os profissionais da saúde conseguem ter acesso a laudos médicos, prontuários eletrônicos e resultados de exames em poucos minutos. Dessa forma, o serviço se torna mais ágil, através do registro de dados e do histórico do paciente.
A ideia não é substituir o atendimento médico, mas superar a distância física entre o médico e o paciente e tornar os cuidados mais acessíveis, permitindo uma redução significativa de gastos.
Mas a telemedicina não só reduz distâncias e agiliza o acesso a laudos e exames, como também auxilia através do monitoramento à distância.
Esse tem sido considerado um grande avanço na área médica, pois, muitas vezes, é inviável manter um profissional integralmente do lado dos pacientes que nascem com problemas neurológicos, ou hospitais não contam com instalações adequadas ou as habilidades necessárias para oferecer um tratamento especializado, durante 24 horas e todos os dias da semana.
O Hospital São Cristóvão, localizado em São Paulo, por exemplo, já possui uma unidade de UTI Neonatal Neurológica especializada no monitoramento cerebral de bebês prematuros ou que nascem com complicações.
Esse monitoramento já conseguiu prever um quadro de convulsão em um dos cinco bebês monitorados pelo hospital. Ele não apresentava sintomas perceptíveis ou sinais aparentes, e foi possível evitar sequelas neurológicas.
A telemedicina vai ainda mais além do que o monitoramento. Atrelada à neuroproteção, ela surge com o propósito de prever o aparecimento de doenças, fazer um diagnóstico precoce e minimizar o risco de sequelas que possam interferir no desenvolvimento e crescimento da criança.
Dessa forma, será possível proteger pacientes de maneira rápida, através de um tratamento mais assertivo e humanizado.
Inúmeros outros avanços tecnológicos estão sendo incorporados ao segmento da saúde e trataremos em nossas publicações posteriormente.
A grande questão que se coloca para o setor é que todas estas tecnologias demandam altos investimentos e foco de sua gestão no core business. Neste sentido, pode ser interessante para as instituições da saúde optarem por novos modelos de gestão.
A terceirização de atividades de menor valor agregado vêm se tornando muito frequente em redes hospitalares de todos os portes. Esta tendência avança à medida que o setor percebe que serviços administrativos, de suporte e gestão de facilities não devem ser o foco de atuação dos gestores hospitalares.
Diante deste cenário, fica claro que administrar um estabelecimento da saúde é uma tarefa de alta complexidade. Principalmente neste momento de mudanças econômicas, setoriais e tecnológicas. Por isso, há mais de 45 anos, ajudamos as instituições da saúde a focarem todos os seus esforços no seu negócio. Temos mais de 30.000 aparelhos terceirizados para o setor da saúde.
Ao terceirizar seu parque de refrigeração e equipamentos eletrônicos com a Colortel, o gestor hospitalar consegue focar toda sua atenção no paciente, enquanto nossa equipe de especialistas se ocupa da gestão das facilities, desde o projeto customizado, avaliando seu atual parque, até a instalação, manutenções e modernizações dos equipamentos.
Além de capacitados tecnicamente e certificados, nossos profissionais são treinados para respeitar as normas e legislações requeridas no ambiente hospitalar.
A Colortel está preparada para atender as necessidades do setor da saúde. Nossa linha de produtos abrange soluções de refrigeração (tais como condicionadores de ar split, multi-split, janela, VRF e dutado), Smart TVs, frigobares, geladeiras, freezers, cofres, purificadores de água, bebedouros, microondas, entre outros.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco