Pesquisar
Close this search box.

Mudanças incentivam empresas a investirem em energia solar e práticas sustentáveis

A energia solar vem sendo cada vez mais utilizada no mundo inteiro. Contudo, a realidade no Brasil em relação a esta prática está um pouco distante ainda.

Nosso país é um local que tinha tudo para ser pioneiro no uso da energia solar, já que é um território com alta incidência de raios solares. Felizmente, algumas mudanças estão sendo implementadas aos poucos. Isso porque há uma nova mentalidade na sociedade e nas organizações e tem havido maior incentivo fiscal do governo.

 

Nova mentalidade e maior incentivo fiscal do governo

O governo brasileiro, ciente das vantagens do uso da energia solar, criou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica para incentivar os estabelecimentos a se tornarem sustentáveis. Espera-se que até 2030 cerca de 2,7 milhões de estabelecimentos passem a aderir essa iniciativa.

Um dos benefícios fiscais aprovados pelo programa é o IPTU Verde, que oferece aos empreendimentos imobiliários 10% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano, sendo válido tanto para residências como para organizações.

Reduzir custos fixos é um dos maiores objetivos de qualquer empresa. Sendo assim, as corporações têm adotado a energia solar devido, principalmente, aos altos gastos com as tarifas de conta de luz. Com a implantação de sistemas de placas fotovoltaicas, é possível ter uma economia de até 90%.

Além disso, sem precisar depender da energia da distribuidora, as empresas ficam isentas de possíveis reajustes e não estão sujeitas ao Sistema de Bandeiras Tarifárias, que entrou em vigor em 2015 e gera um aumento nas contas de luz nos períodos de estiagem.

Como as placas têm uma grande vida útil, o único gasto é com a instalação e a limpeza periódica. Elas duram, em média, 25 anos, e caso haja necessidade de manutenção, ainda assim o custo é muito baixo.

Entretanto, muitas empresas desistem de implementar o projeto devido ao valor do investimento da compra e da instalação das placas. Mas o que muitas não sabem é que o investimento nesse sistema de energia traz um alto retorno financeiro ao longo do tempo.

 

Há um alto retorno fincanceiro com a utilização de placas solares

No final, muitas vezes, esse custo acaba sendo revertido em lucro para as organizações, normalmente, dentro de um prazo médio de 6 a 12 anos. Além disso, é importante lembrar que essa energia nunca acabará, pois se trata de uma fonte renovável e inesgotável.

Mas além do impacto econômico, as empresas buscam também promover melhorias sociais e ambientais. A energia solar não causa danos ao meio ambiente, pois não gera resíduos poluentes ou gases que contribuam para o efeito estufa.

 

Práticas sustentáveis melhoram a imagem do seu negócio

Dessa forma, investir em práticas sustentáveis fará com que as empresas favoreçam a imagem do seu negócio através de um marketing positivo, pois os consumidores têm optado por produtos e serviços eco-friendly e que não geram impactos negativos ao meio ambiente.

A preocupação cada vez maior com o destino do planeta e com a implantação de fontes de energia renováveis faz com que empresas sejam muito bem-vistas. Sendo assim, iniciativas verdes são fortes impulsionadores para consolidar e alavancar as marcas.

Vemos, então, que a energia solar implica em diversos benefícios tanto para o consumidor e para as organizações como para o meio ambiente. A sua empresa reduz gastos, o estabelecimento se torna mais valorizado e o ecossistema é preservado. Não há impacto negativo. O que a sua empresa tem feito para contribuir com o meio ambiente?

 

Como a Colortel pode te ajudar?

Nós, na Colortel, também estamos apostando nessa iniciativa. 

Na nossa missão como empresa que busca oferecer uma boa experiência aos nossos clientes e cooperar para um mundo melhor, nos orgulhamos em adotar práticas de desenvolvimento sustentável, como o descarte adequado de sucatas, o uso racional de insumos e de fontes de energia renováveis, a coleta seletiva de lixo, entre outras.

E atualmente estamos desenvolvendo um projeto de instalação de placas solares nas nossas filiais, visando contribuir com a sustentabilidade do planeta, de forma a garantir um futuro melhor para todos. Em breve traremos novidades!

A Colortel desde 1973 se preocupa e investe em ações sustentáveis tanto internas como externas.