Pesquisar
Close this search box.

Hotelaria sustentável é a nova tendência do setor

Práticas sustentáveis têm se tornado praticamente uma obrigação para o setor hoteleiro do mundo inteiro. No Brasil, a hotelaria sustentável vem ganhando força aos poucos, e os hotéis têm percebido a importância de investir em práticas ambientalmente corretas.

A indústria hoteleira está ficando cada vez mais consciente de que os consumidores têm optado mais por estabelecimentos eco-friendly. Além disso, os hoteleiros tem conhecimento de que essa tendência pode ajudar a reduzir custos.

Hoje, existem hotéis no Brasil de diferentes tipos, portes e localidades que já têm essa visão integrada e ampla dos impactos que determinadas ações podem causar no meio ambiente.

Os hotéis brasileiros têm investido, principalmente, em aquecimento da água através da energia solar, reciclagem e reaproveitamento do lixo e valorização do trabalho de produtores da região. Também estão investindo em reutilização da água da chuva, fim do uso de copos plásticos em refeitórios, utilização de cabides ecológicos, substituição de equipamentos de refrigeração que consumam menos energia, entre outras práticas.

Vale destacar também uma ação muito interessante que diversas empresas brasileiras têm participado, o Plant for the Planet. É um programa de reflorestamento da AccorHotels que existe desde 2009. Ele propõe que uma árvore seja plantada a cada quatro toalhas que não são utilizadas.

Diante dessa realidade, os empreendimentos hoteleiros têm se preocupado em minimizar os impactos ambientais causados pela sua operação, visando tanto o meio ambiente quanto a questão financeira, pois apostar em práticas sustentáveis também pode gerar uma economia a longo prazo.

 

Quais práticas sustentáveis têm sido mais adotadas pelos hotéis?

  • Redução do desperdício de alimentos

Os hotéis têm adquirido mais alimentos típicos da região e feito parcerias com produtores e estabelecimentos locais. Além disso, têm estabelecido normas internas para que o desperdício não seja mais considerado algo aceitável.

 

  • Diminuição do consumo de água

Muitos têm investido em sistemas de captação da água da chuva para ser reutilizada e no baixo fluxo de água de chuveiros e vasos sanitários. Aliás, os estabelecimentos têm reduzido também o número de plásticos, pois muita água é usada durante sua fabricação e seu descarte.

 

  • Economia de energia elétrica

Cerca de 60% da quantidade de gás carbônico emitido por um hotel é proveniente do uso da energia. Algumas medidas como adoção de placas de captação de energia solar, utilização de lâmpadas de baixo consumo de energia como as de LED e instalação de aparelhos de alta eficiência e com baixo consumo de energia têm contribuído para reduzir a quantidade de energia que é gasta.

 

  • Reciclagem de materiais

Os estabelecimentos hoteleiros têm procurado alternativas para reduzir o uso do papel e de outros descartáveis, e têm feito regularmente a coleta de lixo seletiva para reciclagem dos produtos.

 

  • Investimento em projetos e estruturas arquitetônicas

Os hotéis têm construído estruturas com painéis de vidro que aproveitam a iluminação natural e ambientes amplos e abertos que ficam bem ventilados. Outros, constroem pisos elevados para preservar a permeabilidade do solo ou instalam sistemas elétricos e aquecimento de água provenientes da energia solar e dos resíduos orgânicos.

Um hotel em SP construiu seus chalés no modelo Wood Frame, que não usa cimento, tijolo ou água. Tudo foi construído sobre palafitas para não agredir o solo. Outro hotel, no Rio de Janeiro, construiu o piso e a parede em tijolo ecológico, madeiras de demolição e panos de vidro com a finalidade de obter claridade natural e distribuição de água por gravidade.

 

  • Funcionários são treinados para aplicar medidas sustentáveis

Capacitação em educação ambiental e práticas de sustentabilidade devem ser difundidas por todos os profissionais, desde o gerente até o cozinheiro.

 

Como a Colortel pode ajudar o seu negócio a se tornar mais sustentável?

Os hoteleiros precisam se manter constantemente atualizados sobre as tendências e inovações do setor. Tomar decisões, considerando a sustentabilidade ambiental, são novos desafios para este setor.

Para permitir que o seu estabelecimento esteja totalmente focado nos novos desafios do setor, nós ficamos responsáveis pela gestão de seus equipamentos eletrônicos e de refrigeração.

Nós nos preocupamos e investimos em ações sustentáveis em todos os nossos processos. Os resíduos eletrônicos gerados são descartados de forma adequada e, sempre que possível, utilizando o processo de logística reversa.

Além disso, nossos profissionais são constantemente treinados para saber como adotar as melhores práticas sustentáveis e de eficiência energética. Conheça as práticas de sustentabilidade utilizadas pela Colortel.

Então, para saber mais sobre como a Colortel pode te ajudar, entre em contato com um de nossos especialistas ou acesse a nossa página de soluções no setor hoteleiro.