Durante o período escolar, os alunos passam grande parte do seu dia dentro das salas de aula. Para que o aprendizado flua da melhor forma possível, atenção e foco, sem interrupções ou distrações, são fundamentais para um bom aprendizado.
Por isso, é muito importante levar em conta todos os aspectos relacionados ao espaço acadêmico, buscando garantir o melhor aproveitamento para alunos e professores. Um fator importante para garantir um aprendizado e um desenvolvimento humano de qualidade é proporcionar um ambiente fresco e agradável.
Estudos mostram que, à medida que as temperaturas aumentam ou reduzem bruscamente, o desempenho acadêmico dos estudantes diminui. Espaços muito quentes, assim como os muito frios, exigem do corpo um gasto energético maior para que ele se adapte à temperatura externa. Quando o corpo se concentra apenas em manter seu nível de temperatura, a capacidade de concentração, disposição, rendimento e ensino reduzem consideravelmente.
De acordo com o médico e conselheiro científico da APMT (Associação Paulista de Medicina do Trabalho), Kleber José Campos, um ambiente agradável deve oferecer climatização de acordo com as normas, renovar constantemente o ar interno e manter a umidade em, no mínimo, 40%.
Sendo assim, o ar-condicionado se torna elemento fundamental para auxiliar na produtividade, aprendizagem e concentração dos alunos nas salas de aula. Em dias de muito calor, por exemplo, os alunos saem mais das salas para beber água, ir ao banheiro ou procurar por um local mais fresco.
Além disso, sem uma climatização adequada, o CO² e as impurezas do ar interno podem se acumular no ambiente. Consequentemente, isso poderá causar dor de cabeça, ansiedade, mal-estar, cansaço excessivo, sonolência, indisposição, agitação e até mesmo problemas respiratórios.
A instalação de ar-condicionado, além de garantir que as atividades sejam realizadas de forma mais eficiente, também ajuda a renovar o ar, mantendo-o livre de bactérias, fungos e poluição, preservando a saúde e qualidade de vida dos que estão presentes. Dessa forma, manter a boa qualidade do ar é essencial não só para um ensino eficaz, mas também para proporcionar maior conforto e bem-estar.
Segundo informações do grupo DN Qualindoor da Abrava, a má qualidade do ar interno reduz em até 15% a eficiência do aprendizado. Eles afirmam que uma sala de aula quente provoca dores de cabeça e problemas físicos, reduzindo a capacidade de atenção e o interesse, distraindo os alunos e prejudicando os estudos. Além disso, doenças são transmitidas pelo ar, como é o caso das viroses.
Hoje, existem normas e leis que devem ser seguidas pelos estabelecimentos para que se tenha mais qualidade do ar e maior conforto térmico. Exemplos dessas normas e leis são o PMOC (Plano de Manutenção, operação e Controle), a Resolução nº 09 da ANVISA de 16 de janeiro de 2003 e a NBR 16.401 – Instalações de ar-condicionado da ABNT.
O PMOC, por exemplo, é uma exigência criada para proporcionar maior saúde e bem-estar aos ambientes climatizados de uso público e coletivo. Locais que utilizam o ar-condicionado para o conforto térmico precisam de certos cuidados e essa norma atesta todas as limpezas, manutenções e eventuais correções técnicas que devem ser realizadas pelos técnicos responsáveis.
A Resolução Nº 9 da Anvisa recomenda aos locais manter a temperatura interna do ambiente agradável. Promulgada em janeiro de 2003, a Resolução oferece orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar interior em ambientes de uso público e coletivo, climatizados artificialmente:
“A faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26°C a 27°C. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20°C a 22°C.”
Instalação adequada, considerando a renovação e filtragem do ar, um projeto personalizado e manutenções preventivas periódicas são práticas que refletem diretamente no rendimento e na saúde de alunos nos ambientes escolares.
Contratar uma empresa especializada que avalie todas as condições e necessidades do espaço é essencial para as escolas. O tamanho do local, a localização, a quantidade de estudantes e a capacidade elétrica são alguns dos fatores que interferem diretamente na escolha da melhor solução para a sua instituição.
Com tantos fatores a serem pensados, a terceirização de sistemas de refrigeração e equipamentos eletrônicos é uma ótima opção para escolas, universidades e cursos. A Colortel oferece projeto personalizado, instalação, manutenções preventivas e corretivas, possibilidade de troca por aparelhos mais modernos e substituição imediata de equipamentos que não possam ser consertados no local da instalação. Contamos com profissionais qualificados e competentes que são capazes de proporcionar a melhor qualidade do ar para o seu ambiente.
Sendo assim, sua instituição não precisa se preocupar com instalações, manutenções ou atualizações dos equipamentos. Portanto, ela poderá focar apenas no que é importante para o aprendizado e ensino dos seus alunos.
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