Diante do porte do setor privado de saúde no Brasil, entender que o mercado local de assistência à saúde é complexo, assimétrico, fragmentado e com forte demanda governamental, entre outras características, deve ser o ponto de partida para conhecer melhor suas oportunidades e problemas.
Por contribuir há mais de 45 anos com soluções sob medida de terceirização de equipamentos eletrônicos para nossos clientes da Saúde, estamos sempre atentos às características, dores e necessidades deste segmento.
E para compreender os desafios deste complexo mercado, trazemos o primeiro artigo da série “Tendências e desafios da saúde privada no Brasil”, com a visão de alguns especialistas da área sobre temas relacionados a este segmento.
Neste primeiro artigo, nossas análises se baseiam no estudo “O Mercado de Saúde no Brasil”, da consultoria PwC (www.pwc.com.br), que indicam que o setor precisa evoluir sua eficiência em todos os elos da cadeia, principalmente para melhorar a relação entre seus diversos atores e os clientes.
Antes de entender este desafio, é importante contextualizar que, ao longo dos últimos anos, o setor privado de saúde tornou-se um dos pilares da assistência médico-hospitalar no Brasil, responsável pela cobertura de um quarto da população. Um setor que trouxe notáveis contribuições à saúde dos brasileiros.
Dentre as principais evoluções do sistema de saúde, podemos citar a expansão dos planos de saúde e das
redes de assistência privada, responsáveis por dotar o país de uma infraestrutura médico-hospitalar moderna e cada vez mais segura. Na indústria farmacêutica brasileira, por exemplo, o governo investiu em um movimento de atração de produtores locais e centros de pesquisa focados em medicamentos genéricos, aumentando a relevância do mercado brasileiro. Já o programa de cuidados básicos da saúde, fundamental para a prevenção de doenças, migrou de um modelo baseado na cura em hospitais para outro de cuidados preventivos em comunidades locais, visando reduzir custos e pressões sobre clínicas e hospitais.
Porém, apesar dos avanços nos modelos da saúde, em alguns locais e especialidades ainda é possível encontrar concorrentes com enormes discrepâncias em termos de instalações, tecnologia, gestão, entre outros. Assim, questões como redução de custos, revisão de processos, melhorias em sistemas de informações gerenciais, treinamento de equipes médicas e administrativas e atualização de equipamentos são apenas parte de uma longa lista de lacunas comumente encontradas na maioria das empresas do setor.
Na procura por uma saída a estas lacunas, os diversos agentes setoriais vêm investindo na estruturação e modernização da gestão e estudando meios e alternativas para conter a alta dos custos, tais como inibir fraude, incentivar novos modelos de remuneração, e estimular o uso racional dos planos de saúde.
Este desafio de continuar evoluindo exige foco na busca por maior eficiência e maior entrega para o paciente. A boa notícia é que esta discussão já está na agenda das lideranças da saúde privada e envolve melhor integração do cuidado, qualificação, racionalização da incorporação de tecnologias e melhores incentivos econômicos ao longo da cadeia. Isso visa viabilizar simultaneamente a redução de custos e o aumento da rentabilidade das instituições de saúde.
Contudo, apesar da necessidade de busca contínua por eficiência, deve prevalecer o sentimento de orgulho de termos um sistema privado de saúde que, apesar dos desafios, é cada vez mais relevante no atendimento à população brasileira.
Diante deste cenário, fica claro que administrar um estabelecimento de saúde é uma tarefa de alta complexidade, principalmente neste momento de mudanças econômicas, setoriais e tecnológicas. Por isso, há mais de 45 anos, ajudamos as instituições de saúde a focarem todos os seus esforços no seu negócio. Temos mais de 30.000 aparelhos terceirizados para o setor de saúde.
Ao terceirizar seu parque de refrigeração e equipamentos eletrônicos com a Colortel, o gestor hospitalar consegue focar toda sua atenção no paciente, enquanto nossa equipe de especialistas se ocupa da gestão das facilities, desde o projeto customizado até instalação, manutenções e modernizações dos equipamentos.
Além de capacitados tecnicamente e certificados, nossos profissionais são treinados para respeitar as normas e legislações requeridas no ambiente hospitalar.
A Colortel está preparada para atender as necessidades do setor de saúde. Nossa linha de produtos abrange soluções de refrigeração (tais como condicionadores de ar split, multi-split, janela, VRF e dutado), Smart TVs, frigobares, geladeiras, freezers, cofres, purificadores de água, bebedouros, microondas, entre outros.
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco