O ar-condicionado pode ser seu melhor amigo nos dias de calor, mas, caso a manutenção não esteja em dia, ele também pode ser seu pior inimigo.
Isso acontece porque os perigos de um aparelho sujo são invisíveis aos nossos olhos, como é o caso de fungos, ácaros, vírus e bactérias, que podem estar dividindo espaço com você sem que você os veja. Então, que tal entender os riscos de utilizar um ar-condicionado sem manutenção? Continue a leitura e confira.
Se você já possui alguma doença respiratória, como rinite, asma ou bronquite crônica, por exemplo, estar em um ambiente em que o ar-condicionado não tenha a manutenção correta pode desencadear crises devido à presença de bactérias e fungos, além do resfriamento e ressecamento do ar e da mudança brusca de temperatura.
Mas os riscos de um aparelho sujo não se limitam aos que já estão predispostos a ter doenças respiratórias. Com a presença de impurezas invisíveis no ar sendo respiradas a todo tempo, há grandes chances de contaminação, já que, com a combinação de baixa umidade do ambiente e ressecamento das vias nasais, o corpo tem mais dificuldade para filtrar a entrada de vírus e bactérias, podendo assim causar gripes, resfriados, ou até doenças mais graves, como pneumonia.
Na pandemia, se tornou ainda mais necessário atentar-se aos cuidados com o aparelho, pois com um vírus invisível e facilmente transmissível como o SARS-CoV, causador da Covid-19, todo cuidado é necessário para minimizar a transmissão.
Além de cuidar da saúde de todos ao manter os cuidados com o ar-condicionado em dia, garantindo que a manutenção seja feita, você também cumpre a lei 13.589/2018, que garante que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle, o PMOC, dos respectivos sistemas de climatização, visando minimizar os riscos potenciais à saúde dos ocupantes.
Portanto, é necessário o seguimento da norma regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tendo testes periódicos realizados pela vigilância sanitária, para garantir que tudo seja seguido de acordo com o que a lei demanda.
Em caso de não manutenção, resultando em um ar contaminado no momento do teste, a multa pode chegar a até R$ 200 mil.
A limpeza dos seus equipamentos demanda conhecimento de quem entende do assunto. Por isso, busque uma empresa especializada e com conhecimento técnico em manutenção de aparelhos de ar-condicionado, para garantir o pleno funcionamento e a saúde de todos.
Há mais de 45 anos, a Colortel é líder nacional em terceirização de equipamentos eletrônicos e de refrigeração, oferecendo serviços personalizados de acordo com as necessidades do projeto de cada cliente.
Conte com a Colortel para fazer toda a gestão do seu sistema de refrigeração e eletrônicos, incluindo projeto, instalações e manutenções preventivas e corretivas, garantindo sempre que os equipamentos instalados estejam em condições adequadas de limpeza, instalação, operação e controle.
Deixe nosso time de profissionais qualificados cuidar dos serviços de terceirização e gestão de seus equipamentos. Fale com nossos profissionais!
Newsletter
Receba as principais notícias da Colortel em primeira mão!
A Colortel oferece soluções customizadas há mais de 50 anos. Atuando de maneira diferenciada nos segmentos de saúde, hotelaria, educação e indústria, assegura o melhor serviço de locação inteligente de sistemas de climatização e
equipamentos de refrigeração e eletrônicos do Brasil.
Contato
Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios
Fale Conosco